TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliar Três Proposta S De Atividade S Para Trabalhar Aspectos Gramaticais E Produção De Texto Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental .

Ensaios: Avaliar Três Proposta S De Atividade S Para Trabalhar Aspectos Gramaticais E Produção De Texto Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental .. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

Ensino de Língua Portuguesa: Objetivos e Concepções de Linguagem Guiando a Prática Docente

A prática docente do professor de Língua Portuguesa, varia de acordo com os objetivos que almeja com o ensino da língua materna e a concepção de linguagem que embasa suas atividades de ensino. Objetivos e concepções essas, que vem sendo discutidas nas ultimas décadas pelos educadores. São 4 os principais objetivos que ajudam a guiar a prática docente de Língua Portuguesa.

O 1º objetivo é desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Esses usuários são os que interpretam a língua: ouvintes e leitores, e os que produzem a língua: falantes e escritores. Competência comunicativa é saber adequar a língua as diferentes situações de comunicação, e o professor que tem por objetivo desenvolver esta competência em seus alunos, trabalhará com uma grande variedade de textos com variadas situações comunicativas para que o aluno aprenda a adequar a língua as diferentes situações comunicativas que pode encontrar no seu dia-a-dia.

O 2º objetivo é levar os alunos a dominar a norma padrão da língua e de ensinar a variedade escrita da língua, que é distinta da oral, permitindo ao aluno situações comunicativas mais elaboradas, formais e escritas.

O professor que deseja atingir este objetivo, pode se quiser, incorporá-lo ao 1 º , pois o aluno tendo contato com uma pluralidade de textos, estaria também tendo contato com a norma escrita e a forma padrão da língua. Agora se o professor almeja apenas o 2º objetivo, comete o erro de reduzir a língua a sua variante padrão, pois, trabalha apenas a gramática tradicional, o que é uma postura inadequada.

O 3º objetivo é proporcionar ao aluno o conhecimento da instituição linguística, demonstrando como ela esta constituída e como se apresenta socialmente. A incorporação deste objetivo aos dois primeiros, acrescentam aos alunos possibilidades de informações, que consequentemente geram conhecimento, não apenas lingüísticos.

Em todas as modalidades, a concepção de linguagem é fundamental para a prática pedagógica do professor. No cotidiano educacional, o contexto sócio-histórico orientou as concepções de linguagem que nortearam, coerentemente ou não, o fazer pedagógico de docentes. Com os avanços dos estudos linguísticos, a necessidade de se adotar uma perspectiva teórica adequada para as práticas de linguagem tornou-se imprescindível e essencial. Os territórios limitados pela Linguística são movediços e requerem do pesquisador uma postura teórica sólida e reflexiva que o permita tomar caminhos pelos conceitos, práticas e sistematizações para apreensão dos limites e funcionalidades de uma dada linha.

Em estudos desenvolvidos acerca da linguagem vimos que esta é responsável pelo processo de interação entre os diferentes grupos sociais. Pela qual os indivíduos expressam suas ideias e pensamentos, enquanto seres falantes e comunicativos. Buscando através da linguagem uma melhor compreensão das múltiplas diferenças da língua existente entre os seus usuários, atribuindo a cada um o seu devido valor.

Para entendermos melhor como estudar a língua materna de forma distinta, temos as três concepções de linguagem que são: a linguagem como expressão do pensamento, como instrumento de comunicação e como forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com