TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Administrar

Trabalho Escolar: A Arte De Administrar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 6

Percepção e Comunicação relacionado com à arte de administrar.

A percepção para interpretar claramente as informações, depende de estímulos captados pela visão, audição e também indicadores Fisiológicos e Ambiental profundidade, distância. O homem serve-se de algumas estratégias, como a; proximidade, semelhança, distância, tamanho, formas, figuras, e cor, bem como ainda, contraste de luz e sombra. Que é um conjunto de informações estrategicamente usado de forma a levar a compreensão das informações, que pode ser prejudicada por distúrbios perceptivos, como cegueira, surdez e anestesia.

A comunicação, fenómeno inerente à relação que os seres vivos mantêm quando se encontram em grupo. Através da comunicação, as pessoas obtêm notícias/informações sobre o seu entorno e podem partilhar com os outros. O processo comunicativo implica a emissão de sinais (sons, gestos, indícios, etc.) com a intenção de dar a conhecer uma mensagem. Para que a comunicação seja bem-sucedida, o receptor deve ser capaz de descodificar a mensagem e de a interpretar. O processo reverte-se assim que o receptor responde e passa a ser o emissor (sendo que o emissor original passa a ser o receptor do

acto comunicativo). A comunicação é um ato próprio da atividades psíquica, que deriva do pensamento, da linguagem e do desenvolvimento das capacidades psicossociais de relação. A troca de mensagens (que pode ser verbal ou não verbal) permite ao individuo de influenciar os demais e ser influenciado, por sua vez. Entre os elementos que se podem distinguir no processo comunicativo, encontra-se o código (conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem), o canal (o meio pelo qual circula a mensagem), o emissor (aquele que emite a mensagem) e o receptor (aquele a quem é endereçada a mensagem). A comunicação pode ser afetada pelo ruído, que é uma perturbação que dificulta o normal desenvolvimento do sinal durante o processo (por exemplo, distorções a nível sonoro, a afonia do falante, a ortografia defeituosa).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em nosso cenário atual ainda pouco si sabe do que é inovação, existem muitas duvidas sobre o tema, mas muitos acreditam em sua importância para o desenvolvimento econômico e à vêem como um processo de aprendizagem organizacional.

Um erro comum é perceber a mudança como uma situação inoportuna e reagir na base da conduta racional, desconhecendo as vantagens de retratar a realidade em múltiplas alternativas de soluções, a falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas é outro dos erros, freqüentemente, acometidos, Outro motivo do fracasso das mudanças refere-se à falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras, Um erro, freqüentemente, acometido é a não exploração da situação atual da organização, não questionando, por exemplo, sobre o que aconteceria no caso de se aplicar uma determinada política ou de deixar de fazer ou não inovar uma prática empresarial mantida ao longo dos anos.

REFERÊNCIAS

1: Willian G. Scott e Terence R. Mitchell, Richard D. Irwin. Disponível em:

<http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/TSistemas.htm>. Acesso em : 20 mar 2012

2: <http://www.supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Competitiva/ 4484>. Acessado em: 12 mar 2012.

3: ANDREW J. DUBRIN, fundamentos do comportamento organizacional, pag. 02 cap. I.

4: Fabiano Ivan Alves. Teoria dos sistemas. Disponivel em:

<http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=&source=hp&q=sistemas+aberto+e+fechado+de+comportamento+organizacional>. Acesso em: 16 mar 2012

5: Eficiência e Eficácia: conceitos distintos, porém interligados. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficaciaconceitos-

distintos-porem-interligados/11978/>. Acesso em: 20 mar 2012

6: Comportamento Organizacional. Disponível em:

<http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/cap_humano/1.pdf>. Acesso em: 20 mar 2012

7: Elementos da Comunicação e suas formas de planejamento. Disponível em:

<http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1594/754>.

Acesso em: 20 mar 2012.

ETAPA Nº 6 – Passo 01 – Defina percepção e comunicação e relacione os conceitos à arte de administrar.

Segundo os textos indicados, entendemos que percepção pode ser definida como o processo de coletar informações. Aplicando esse conceito ao campo administrativo, podemos dizer que a percepção é a capacidade de compreender o comportamento dos indivíduos e dos grupos gerenciados por nós.

A comunicação, focalizando aqui a comunicação gerencial, diz respeito ao processo de fluxo de informações compartilhado com eficácia entre os diversos setores da empresa.

Tanto a percepção quanto a comunicação se relacionam diretamente com a arte de administrar, pois fazem parte dos procedimentos que permeiam as relações entre os colaboradores e gerentes. A percepção é fundamental ao administrador, pois é ele quem gerencia vários grupos, compostos de vários indivíduos com diferentes personalidades. Parte do sucesso administrativo reside na habilidade do gerente perceber as peculiaridades e funcionalidades do seu grupo a fim de resolver conflitos e, mais importante, motivar sua equipe. A boa comunicação organizacional é imprescindível para que os diversos departamentos trabalhem em sintonia e assim possam atingir os objetivos de maneira direta, evitando contratempos e desperdícios. É importante que os gestores contemporâneos estejam alinhados com as mudanças constantes e novidades tecnológicas que fazem com que o dia-a-dia das entidades não seja linear e constante. A boa comunicação dos gestores com os colaboradores leva a relações mais participativas e motivadas, influenciando diretamente no produto final de uma corporação. A noção do caráter contingencial das corporações demanda um gestor plástico às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com