TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Do Proficional Do Pegagógico

Monografias: A Atuação Do Proficional Do Pegagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 15

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC

DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO-UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM CONSTRUÇÃO

Cleunice Pereira de Sousa Silva

cleupss@hotmail.com

Sirley da Silva Barbosa Frasão

sirleysilvab@hotmail.com

GUARAÍ-TO

30 DE MAIO DE 2010

RESUMO

O trabalho tem como objetivo principal relatar o desenvolvimento do projeto de intervenção realizado na escola Municipal Nestor Pereira de Sousa em que se tenta apresentar alguns elementos básicos para a elaboração do Projeto Político Pedagógico, apresentando elementos que o constituem e sua importância para a escola. Para compreender o que é o Projeto Político Pedagógico e qual é sua importância se faz necessário definir alguns conceitos que nos possibilitem um melhor entendimento sobre a questão. Primeiramente, será apresentado um breve conceito sobre planejamento compreendendo assim o termo. Em seguida, será conceituado o Projeto Político Pedagógico, tendo em vista que tem grande importância no contexto educacional, por isso precisa ser elaborado de modo que atenda às necessidades de alunos, professores, pais e funcionários, norteando assim as práticas do cotidiano escolar. Este trabalho se refere à construção do Projeto Político Pedagógico.

Palavras - chave: Projeto Político Pedagógico pratica educativa im.

INTRODUÇÃO

O referido trabalho versa sobre a importância do projeto Político Pedagógico para a pratica da gestão democrática e apresenta como título: Discussão e Elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola municipal Nestor Pereira de Sousa – Uma prática Educativa em construção. O objetivo é promover a discussão sobre a construção do Projeto Político Pedagógico, sua execução é vivenciada no espaço escolar. Este trabalho foi elaborado a partir do desenvolvimento do Projeto de intervenção na escola Municipal Nestor Pereira de Sousa em que teve como temática principal a apresentação, discussão e elaboração do Projeto Político Pedagógico da referida unidade de ensino.

Entende-se que o Projeto Político Pedagógico é uma ação intencional e o resultado de um trabalho coletivo, que busca metas comuns que intervenham na realidade escolar. Traduz a vontade de mudar, pensar o que se tem de concreto e trabalhar as utopias; permite avaliar o que foi feito e projetar mudanças.

DEMO (l998), assim se refere a essa questão:

“Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo, ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente. É possível lançar desafios estratégicos, como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência”. (p. 248)

Nesse sentido, consideramos que o Projeto Político Pedagógico prevê todas as atividades da escola, do pedagógico ao administrativo, devendo ser uma das metas do Projeto construir uma escola democrática, capaz de contemplar vontades da comunidade na qual ele surge tanto na sua elaboração quanto na sua operacionalização, desde professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.

No contexto atual, marcado por sucessivas transformações, a educação,

na qualidade de uma prática social, contribui positivamente no processo de democratização da sociedade brasileira. Deste modo, evidencia-se que a busca da qualidade na educação representa o desejo de prestar um serviço eficiente, no sentido de contribuir na formação de homens e mulheres capazes

de compreender a sociedade em que vivem.

A intenção da escolha da temática em questão está em mostrar a importância social do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar, uma vez que o seu processo de construção e execução visa planejar a ação presente com vistas à transformação da realidade, pois é em função da melhoria dos serviços educacionais que se considera importante estruturar princípios que

norteiam as práticas educativas.

O Projeto Político Pedagógico pode ser entendido “como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar” (VASCONCELLOS, 2000, p.169).

Do ponto de vista teórico-metodológico, o Projeto Político Pedagógico tem a função de ajudar a solucionar problemas e de propor melhorias no funcionamento da escola. Caso haja necessidade, mudanças poderão ser realizadas, com a consciência de que se irá tomar uma ação para colaborar no processo de organização das atividades práticas educativas, facilitando o trabalho voltado à qualidade do ensino.

Assim, é fundamental haver a discussão sobre o que tem que ser feito, qual o caminho a ser traçado e como segui-lo. Como afirmam Longhi & Bento,

“O Projeto Político-Pedagógico é, portanto, um documento que facilita e organiza as atividades, sendo mediador de decisões, da condução das ações e da análise dos seus resultados e impactos. Ainda se constitui num retrato da memória histórica construída, num registro que permite à escola rever a sua intencionalidade e sua história.” (LONGHI & BENTO, 2006, p.1)

É um documento que, além de facilitar a realização das atividades escolares, deve ser revisto sempre que houver necessidade de melhorar o que está planejado ou de inserir novas ações na escola. Essas ações compreendem tanto o que se refere às atividades pedagógicas como às funções administrativas, tornando o Projeto Político Pedagógico uma ferramenta de planejamento e gestão escolar. (BETINI, 2005).

Portanto, essa visão diz respeito a toda a instituição, ou seja, à gestão escolar juntamente com as funções administrativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com