TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Proficional

Dissertações: Ética Proficional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 6

Teoria da Ética

Ética é uma filosofia com origem na obra de Aristóteles, a qual estuda a natureza da bondade. Grandes pensadores estudaram para compreender o que é certo e o que é errado, ética e moralidade está interligada, orem muitos estudantes pensam que ambos têm o mesmo significado. Muitas vezes deixamos de falar a verdade para se favorecer de algo, ou apenas para não causar intrigas ou desentendimentos.

Os padrões éticos e morais são assuntos muito mais complexos, muitos dilemas dos que enfrentamos, podemos ter atitudes instintivas que indicarão qual seja a melhor decisão.

A moral tem caráter pratico imediato, restrito e históricos refere a um sistema de crenças para elaborar o que é bom ou ruim.

Ética estuda uma forma de investigação, a qual se preocupa em encontrar justificativas racionais para nossas ações quando os valores defendidos entram em conflito. A honestidade , a atividade comunitária à privacidade são valores que integram nosso sistema de crenças e valores e reflexões filosóficas sobra a moral procurando justifica-la.

Ao longo do tempo, grandes pensadores idealizaram teorias, as quais justificavam os fatores éticos e morais.

Aristóteles, aluno de Platão e sucessor de Alexandre, argumentava que a bondade requer o uso da nossa racionalidade, sua doutrina conhecida como “Doutrina do Meio” que se refere a emoção e o desejo, os quais cumprem papeis importantes nas tomadas de decisões.

Immanuel Kant, principal teórico do iluminismo alemão, baseou-se em dis pilares – da racionalidade e da liberdade, enfatiza que somos seres com capacidade de raciocínio e ela nos permite agir de acordo com o mesmo, uma vez que devemos respeitar as pessoas, não em função do que elas fazem ou do que elas seja, mas por serem humanos dotados de uma capacidade de raciocínio.

John Stuart Mill, figura muito importante no desenvolvimento utilitarismo como sistema moral, sua abordagem teológica, afirma que valores morais geram prazer ou felicidade para as pessoas afetadas, por isso devemos escolher aquelaação a qual gera o maior quantidade de benefícios ou felicidade para o maior numero de pessoas e também destaca que devemos dar proteção especial as pessoas cujos interesses podem ser sacrificados pelo bem da comunidade.

W. D. Ross defendeu um sistema moral que foi chamado de institucionalista, pois sua teoria era semelhante a teoria de Kant e de outros autores, baseado no dever de que devemos respeitar valores fundamentais em toda interação com os outros, sua teoria também destaca que devemos refletir com maior clareza sobre os conflitos morais não como um conflito de deveres e sim como um conflito de razões morais para fazer ou não algo.

John Rawls, insatisfeito com o modelo utilitarista, o qual tem total interesse ao ato de si próprio, ele propôs a ideia da justiça que tem como interesse promover a justiça e não o bem para o maior numero de pessoas. Afirmou que os indivíduos estabeleceriam a politica social planejada no meio em que viviam.

Seyla Benhabid filosofa política que nasceu e cresceu na Turquia, sua teoria baseia-se “No Caminho do Meio” baseada na teoria de Kant, a qual atribui as afirmações que a justiça frequentemente superam valores importantes como a compreensão, cuidado e a cooperação. Devemos interpretar a prioridade de cada individuo com sua identidade e sua resposta emocional, muito diferentes das teorias masculinas sua teoria feminista da ênfase a receptividade, afinidade e a responsividade.

Diversos fatores determinam como lidamos com as questões éticas. O idealismo, que descreve que todos estamos preocupados com o bem comunitário em contrapartida com o relativismo que descreve que podemos decidir o que é ético ou não através de nossa experiência.

Temos um bom raciocínio lógico para determinar que quais meios ou métodos usar para conseguir algo, o que pode variar de um objetivo honroso e tempo como consequência uma sucesso honroso, ou então somos pessoas desonestas, a qual se aproveita dos maios para alcançar objetivos. Os fins referem aos nossos objetivos que aspiramos ou visamos realizar, estudiosos afirmam que temos um dever moral de tratar os outros como fins e não como meios para realizar nosso objetivo.

Com todas teorias e pensamentos expostos, temos as intenções e consequências, baseado nos conceitos éticos e morais, devemos estar cientes de nossas intenções, e saber lidar com as consequências, lembrando que que as atitudes podem ser diferentes e os resultados imorais, como exemplo podemos citar a mentira, vendo que ela é algo incorreto por si só, e não pelo eu ela faz, por sua natureza, se torna uma agressão a dignidade humana, vemos nossa falha seva a intenção foi enganar sendo irrelevante o resultado.

Conclusão

Com o estudo do texto concluímos que a ética pode ser considerada como a ciência que investida os princípios gerais para determinar o valor dos fins por excelência da conduta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com