TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Burocracia

Ensaios: A Burocracia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos e Características da Burocracia

Resumo

Com a evolução das maquinas e das organizações nasceria a necessidade das organizações serem geridas de forma bastante técnica, impessoal e racional e não focadas em fazer os serviços e ganhar dinheiro, com essa ideia originaria a Teoria da Burocracia.

A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações humanas não possibilitavam a integração dos problemas organizacionais, gerando essa necessidade de uma administração mais ampla e moderna, esse alto crescimento das empresas passaram a exigir formas de organização mais bem elaboradas e com o aumento do numero de pessoas trabalhando em diferentes setores e níveis hierárquicos partindo dos proprietários passando pelos administradores, engenheiros por fim aos operários, formando uma pirâmide. Por isso tanto a teoria Clássica quanto a teoria Humanística mostraram insuficiente para responder as necessidades dessa nova abordagem. E com o ressurgimento da Sociologia da Burocracia a partir da descoberta dos trabalhos do grande criador dessa teoria (Max Weber) as empresas se anteciparam em implantar logo esses conceitos e aplicaram na pratica das organizações, proporcionando as bases teóricas da Teoria da Burocracia.

O enfoque original da burocracia é baseado em uma forma de organização humana feita com racionalidade, isto é, feito com os objetivos pretendidos, a fim de alcançar a máxima eficiência das metas, isso tudo voltado para as organizações privadas, por outro lado no enfoque atual no que se refere as Organizações Públicas deturpou seu foco original voltado para a lentidão de processos a morosidade dos atendimentos e bastante acumulo de papel.

Embora tenham existido organizações burocráticas na antiguidade foi na emergência do estado moderno foi que a burocracia passou a prevalecer em larga escala. A burocratização não se limita a organização estatal embora Weber tenha usado esse conceito da burocracia a partir da sociologia politica, ele usou o conceito de forma bastante abrangente, englobando todas as instituições sociais além da Administração Pública. A burocracia é a organização típica da sociedade moderna democrática e das grandes empresas e existe do Estado, não estatais e nas grandes empresas.

Referencias bibliográficas

Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. ver. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 13ª Reimpressão.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »