TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  16/4/2020  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação é o principal elemento para um ótimo desenvolvimento de uma organização e é nesta área que devemos prezar pela qualidade das informações.

“O ato de se comunicar é inerente para a vida humana, sobretudo na relação social global. Existem diversas formas de comunicação que fortalecem essa ligação e garantem a sobrevivência humana, levando em conta todas as necessidades e fortalecendo o canal de interação entre emissores e receptores” (EDUCA MUNDO, 2017).

Pode-se definir a comunicação empresarial como uma ferramenta estratégica de planejamento que aplica a comunicação interna e a comunicação externa para melhorar o fluxo de informações e o relacionamento organizacional, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade no mercado (VAZ, 2016).

Para VAZ (2016) a comunicação pode ser encontrada na parte interna e externa da organização. A comunicação interna trata da transmissão de mensagens dentro da própria organização, e é sempre entre seus colaboradores. No caso da comunicação externa, não há níveis hierárquicos, mas existem vários receptores, como fornecedores de materiais, prestadores de serviços, clientes, parceiros, governo e a sociedade como um todo.

Observa-se em breve análise que nesta empresa a comunicação presente é do tipo formal e informal, na comunicação formal que são abordados assuntos relevantes da organização, por exemplo troca de informações com clientes, fornecedores, parceiros, governo, prestadores de serviço e sociedade em geral. Quanto a comunicação interna, define-se o uso da informal, onde os gestores se comunicam entre si, na qual também os funcionários tem acesso informal a administração e ao RH quando for necessário, não ocorrendo a abordagem formal para esse tipo de comunicação.

2.1 Canais de Comunicação

“A comunicação pode ser realizada através de diversos canais. Cabe ao emissor escolher o que melhor se adapta ao seu objetivo” (VAZ, 2016).

A Distribuidora de Bebidas ACB, utiliza na comunicação interna um sistema de software chamado Quick Gestão, este recurso é empregado para efetuar reuniões, planos de ação, chamados internos (T. I., Serviços Gerais), check list de frota de veículos, segurança e possíveis relatos de anomalias.

De maneira geral a empresa citada utiliza a comunicação interna: reuniões, memorandos, quadro de avisos, relatórios, e-mails, telefonemas, aplicativo WhatsApp. Já para a comunicação externa: E-mails, ofícios, reuniões, propagandas, pós-venda, telefonemas, boletins e também aplicativo como WhatsApp.

2.2 Comunicação Interpessoal

Os colaboradores da empresa estão envolvidos em reuniões semanais, sendo cada reunião um assunto diferente a ser tratado, são gestores, nos quais se envolvem em questões como: metas, segurança, controle de abrangência de cada sede, clientes, produtos, entre outros. Além das reuniões matinais que servem para tratar dos assuntos de vendas e canais de distribuição, e ainda, as metas a serem definidas neste setor e alertas de segurança.

3. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

A Distribuidora de Bebidas ACB possui um servidor em que todas as unidades têm acesso, nesse servidor são arquivados todos os dados, desde ATAS, treinamentos dados para gestão e compartilhamento entre unidades. Possui também aplicativos que são usados para a venda, cadastro de novos clientes e para a entrega que funciona da seguinte maneira: assim que o caminhão sai da Distribuidora ele relata a saída no celular e começa a rota destinada para aquela carga específica, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com