TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cara Do Novo Emprego

Exames: A Cara Do Novo Emprego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, as empresas, cada vez mais, estão procurando profissionais com grande poder de adaptação, bem preparados para um ambiente de mutação. Isso é um fenômeno de escala mundial, considerado por alguns um reflexo da globalização e velocidade nas comunicações e competição, o que gera uma mutação constante no mercado, cabendo aos empresários adaptar-se à elas. O brasil é deficiente nessa área ainda, pois é um país onde a educação ainda é um problema gravíssimo, o que é comprovado pelos índices de qualificação de mão-de-obra, feito pela consultora PwC e Linkedin. Atualmente, o Brasil se encontra em 38º no nível de formação educacional dos seus trabalhadores e em 9º no que diz respeito a haver mais profissionais aptos para o ambiente de mudanças constantes. Outro reflexo do problema da educação no país, somada com a cultura de colonização, que povoa “nossas” mentes desde meados de 1500 é a tendência a buscar a estabilidade, o que é comprovada pela grande procura por concursos púlicos.

A maioria dos presidentes (63%) afirma estar preocupados com a falta de mão-de-obra qualificada, o que prejudicaria o crescimento de seus empreendimentos. Outra coisa que assombra os CEOs brasileiros é a legislação trabalhista engessada, a qual restringe práticas bem estabelecidas no mundo desenvolvido, como o home office e as jornadas de trabalho flexíveis. Atualmente, o Brasil se encontra em 42º (penúltimo) lugar no “índice de legislações mais flexíveis”.

A situação apresentada nessa matéria resume praticamente o que vemos em nossos dias de estudantes de engenharia, como o crescente número de contratações de engenheiros para ocupar cargos de outras áreas, devido à capacidade de raciocínio e solução de problemas. O Brasil está seguindo um caminho perigoso, o que pode afetar seriamente à nossa economia, se porventura acontecer alguma coisa que leve à ruína nossa economia baseada em exportação de commodities, pois ainda estamos muito desqualificados para ser um país prestador de serviços ou desenvolvedor de tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com