TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cibercultura

Por:   •  9/11/2020  •  Artigo  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Após o surgimento da escrita, surge então a necessidade de divulgar cada vez, mais informações. A oralidade, que por milhares de anos foi a principal fonte de aprendizado, associou-se com a escrita trazendo novos horizontes, ampliando o conhecimento e o saber humano.

Hoje, a civilização vive outra mutação comunicacional, que está associada à cultura de novas tecnologias. Esta nova modalidade de comunicação aproxima os indivíduos do mundo inteiro. Denominada pelo neologismo “cibercultura”, esta também se caracteriza pelas práticas sociais, bem como a interação em massa, já que a interatividade está cada vez mais acessível (Internet, celular, etc).

Dentro desta revolução, a educação também se desenvolve no espaço cibernético (rede), a informação circula em tempo real e com rapidez, assim abrangendo maior quantidade de pessoas, isso multiplica as possibilidades de aprendizado. Quanto mais uma pessoa participa da aquisição de conhecimento, mais ela gera para si um saber e com isso se desenvolve.

Pierry Lévy, filósofo que estuda as interações entre a internet e a sociedade, denominou isso de inteligência coletiva, ou seja distribuída, em que todos compartilham o saber.

Um bom exemplo disso, é o uso das comunidades virtuais, fóruns, blogs, enfim uma variedade de mecanismos de compartilhamento de idéias, conhecimento e informação, que a cada dia atrai mais adeptos.

Portanto é necessário que saibamos ultilizar essas novas tecnologias para a construção do conhecimento e a busca pelo saber, transformando o meio em que vivemos com o aprendizado, que é algo fundamental para o desenvolvimento pessoal e intectual de cada ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com