TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cobrança de Um Curso Que Não Fiz

Por:   •  14/10/2020  •  Abstract  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

  1. Requisitos Físico-Funcionais

Uma boa localização para implantar uma unidade franqueada CIOPCLIN, se avalia pela sua capacidade de exposição, geração de vendas, localização, comunicação visual, ambiente, entre outros, são aspectos indispensáveis para garantir resultados eficientes na operação de um estabelecimento varejista. Portanto, questões como o número de concorrentes nos arredores, também devem ser consideradas.

  1. Dimensões da Unidade Franqueada

O projeto para instalação da franquia CIOPCLIN foi idealizado para atender as necessidades operacionais e de venda de produtos, portanto deverá ter como parâmetro mínimo de ___ a ____ m² de área útil.

Foi contemplado espaço suficiente para:

  • Área de recepcão;
  • Acomodação de equipamentos;
  • 2 salas de atendimento;
  • Estoque.

  1. Localização

A localização é muito importante para atrair potenciais clientes e promover o sucesso das vendas.

As franquias CIOPCLIN devem ser instaladas preferencialmente próxima a regiões de grande fluxo de pessoas. O primeiro aspecto a ser considerado para verificar se é boa a localização, é a visibilidade. Trata-se da capacidade de exposição, o quanto a loja é vista, a que distância é vista e como é vista. São muitos os fatores que compõem uma boa visibilidade:[pic 2]

  • Esquinas - muitas vezes tornam-se ponto de referência, tanto na rua quanto em shopping.
  • Locais próximos a semáforos - enquanto aguardam abrir o sinal as pessoas observam a loja.
  • Estruturas arquitetônicas diferenciadas, um prédio em meio a diversas lojas térreas, por exemplo.
  • Comunicação Visual – uma fachada bem caracterizada, painéis, pintura e material de construção diferenciado.

  1. Acesso

O acesso à loja é também um fator muito importante. Oferecer local apropriado de acesso para portadores de necessidades especiais e estacionamento, por exemplo, são fatores, que influenciam a decisão do consumidor ao ir à loja.

  1. Segurança

O local deve ser seguro tanto para os funcionários da franquia, observados os horários de abertura e fechamento, quanto para os clientes, no horário de funcionamento da loja. Esse aspecto diz respeito também à proteção do próprio Franqueado e de seu investimento.

A Franqueadora, com base no plano de expansão da rede e estudos de localização, indicará ao Franqueado pontos comerciais que apresentem as características acima citadas. A aprovação do local em que será instalada a franquia será sempre da Franqueadora.

A localização é muito importante para atrair potenciais clientes e promover o sucesso das vendas.

  1. Público-Alvo

O consumidor da CIOPCLIN é bastante abrangente, constituído por várias faixas etárias adultos na sua grande maioria, pertencentes a todas as classes sociais, que buscam saúde bucal, cabendo assim ao Franqueado focar seus esforços na procura de um ponto que concentre o público-alvo com as características mencionadas.

A Franqueadora adquiriu com a unidade própria, experiência na escolha do melhor ponto, que repassará ao Franqueado.

  1. Pesquisa de Contagem do Fluxo de Pessoas

A informação sobre o fluxo de pessoas aproxima o trabalho do Franqueado com a realidade no seu dia a dia. A contagem de fluxo funciona como uma pesquisa diária, e é uma oportunidade que o Franqueado tem para checar as médias que utiliza e refinar suas decisões para a escolha da localização para implantação.

Essa contagem poderá ser feita por amostragem, sendo ideal ser aplicada em dias e horários diferenciados no período mínimo de uma semana.

A seguir modelo de Tabela de Contagem:[pic 3]

Conforme a localização do contador é possível identificar se determinado acesso está sendo pouco utilizado, se a instalação de um novo concorrente aumentou o fluxo de pessoas no local, se uma promoção trouxe o resultado esperado, etc.

  1. Procura do Local Adequado[pic 4]

Apesar da assessoria ao Franqueado que será dada pela Franqueadora para a escolha de um local adequado, é necessária a dedicação pessoal por parte do Franqueado.

O imóvel deve permitir o uso da identidade visual CIOPCLIN, de modo a expor a marca ao público desejado, gerando comercialização de produtos e serviços, e garantindo a lucratividade da loja. Sendo assim, algumas características não podem ser ignoradas para se assegurar resultados satisfatórios da operação, tais como:

  1. Ponto Comercial localizado em Rua
  • Vizinhança. Ter bons vizinhos é fundamental. Estabelecer-se onde há, por exemplo, outras clínicas odontológicas que comercializem implantes e ortodontia para o mesmo público-alvo da CIOPCLIN.
  • Movimentação. O bom local é aquele que tem um comércio forte. É aquela quadra onde se concentram muitos estabelecimentos de grande movimento e com público-alvo da mesma denominação ao da CIOPCLIN.

  1. Ponto Comercial localizado em Shopping Center

Em geral, apresentam maior segurança que nas ruas. O horário de funcionamento é mais estendido, o fluxo de pessoas é grande e constante, e em dias de frio e chuva o consumidor prefere fazer compras em locais fechados em vez de nas ruas.[pic 5]

Em contrapartida, as despesas de aluguel e de condomínio são altas, sendo importante analisar o retorno e rentabilidade, de forma a não inviabilizar o negócio.

Aspectos a considerar:

  • Quantidade de lojas âncoras;
  • Espaço disponível para eventos;
  • Praça de alimentação;
  • Cinema;
  • Fluxo e perfil de clientes da área em que o ponto comercial está localizado.

  1. Processo de Seleção do Imóvel

  1. Procedimentos a Utilizar

Anexo a este capítulo o Franqueado encontrará um Checklist de Avaliação do Ponto Comercial, que o ajudará no processo de procura e seleção do local adequado para instalação da franquia.

As recomendações ao Franqueado são:

  • Leve cópias do Checklist de Avaliação de Ponto Comercial durante as visitas.
  • Preencha durante a visita, pois assim será mais fácil lembrar dos detalhes necessários.
  • Quando obtiver uma quantidade razoável de fichas preenchidas, faça uma seleção, de modo que possa contar com três locais prováveis. Isso não significa que não possa surgir uma alternativa melhor.
  • Volte a visitar os locais, desta vez acompanhado por um técnico, arquiteto, engenheiro ou o profissional da Franqueadora que conheça os requisitos procurados e compare os custos e as adequações. Os custos incorridos por honorários, viagem e outras despesas de deslocamento (alimentação, transporte etc.) do profissional da Franqueadora serão de responsabilidade única e exclusivamente do Franqueado.
  • Por meio da opinião do técnico, o Franqueado obterá os critérios necessários do ponto comercial. Definido o ponto, o Franqueado deve remetê-lo à aprovação final da Franqueadora.

  1. Informações Descritivas do Local

As informações de um determinado local devem ser enviadas para Franqueadora.

O dossiê do imóvel escolhido é constituído pelos seguintes elementos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (399.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com