TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Nas Organizações

Ensaios: A Comunicação Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa despertar a importância da comunicação nos processos de desenvolvimentos organizacionais. A intenção é criar condições para que os gestores percebam que os processos comunicacionais, não são apenas estabelecidos por emissor e receptor. Eles são responsáveis pelo compartilhamento de ideias e sucesso dos trabalhos em equipe.

A comunicação é de fundamental importância para as empresas, pois as informações contidas nestas comunicações podem gerar tanto sucesso quanto a derrota de uma organização. Atualmente as empresas, instituições e organizações vêm se despertando para essa necessidade.

Não é possível nos dias de hoje, as empresas ficarem alheias a estes fatos, pois o mercado como um todo passa por processos constantes de mudanças, em consequência das alterações políticas, econômicas e sociais. Portanto, se faz necessário que as empresas criem novas perspectivas, incentivos e interesses aos colaboradores de aperfeiçoamento constante.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COM OS INVESTIDORES, REALIZADO PELA ORGANIZAÇÃO

A comunicação é uma ação de tornar comum algo entre duas ou mais pessoas. Ela estápresente na nossa vida de um modo ou de outro. Seja para interagir na sociedade, seja como meio de criar uma identidade para a vida ou para um outro momento específico. Isso pressupõe que uma informação, uma ideia, um conceito ou um dado qualquer é tornado comum entre determinados interlocutores, estabelecendo um sentido sobre eles. Sendo assim, a comunicação é muito importante para se ter um relacionamento entre as pessoas, pois o ser humano é um ser social e como tal, precisa, tanto física como pisicamente, da interação com outras pessoas.

Na empresa a comunicação contribui para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, que influencia no cumprimento das metas, das funções e auxilia no crescimento contínuo de suas atividade e serviços. Isso acontece porque empregados são parceiros, dependem uns dos outros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, com sua missão e seus negócios eles estarão. E como toda empresa está inserida em um mercado de trabalho competitivo, a comunicação interna te uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários sobre os novos desafios.

Quando uma organização não prioriza a boa comunicação pode acarretar várias perdas a empresa, como prejuízos, gastosdesnecessários, falta de alinhamento profissional com a missão da empresa, criação de conflitos e atritos internos, sentimento desvalorização por parte dos funcionários dentre outros.

Uma boa administração precisa está preocupada com a comunicação dentro da empresa, pois ela é um começo para os dois lados, tanto para o progresso, quanto para o declínio.

Analisando as empresas citadas no texto, podemos perceber que uma forma geral, ambas optaram por uma boa comunicação, a Braskem por exemplo, se preocupa com uma comunicação alinhada, unificada e para isso, de acordo com Nelson Letaif, diretor geral da empresa, eles fazem reuniões antes da divulgação trimestral do balanço da empresa, para analisarem uma melhor forma de divulgar essas informações. E além disso a Braskem a cada dois meses lança uma revista com notícias sobre a empresa, aonde um funcionário da área de comunicação, reúne os temas mais propostos pelos funcionários e estes são avaliados por toda a equipe de comunicação e depois ainda revisados pelo diretor geral da equipe. A empresa se preocupa com a qualidade das informações acessíveis a todos os funcionários, é claro, de acordo com os objetivos e princípios da mesma. A empresa se dispõe de alguns tipos de canais de comunicação para facilitar a comunicação dentro dela. O investimento que se na empresa é altíssimo financeiramente, e que pode ser visto como uma formade gerenciar e organizar a comunicação dentro da empresa. Pois se tem um setor, aonde uma equipe especializada analisa as informações a serem passadas, a fim de unificar a comunicação de acordo com o foco da empresa. A imagem que a empresa passa para quem está do lado de externo, é de que na prática ela manipula as informações para obter uma boa imagem no mercado e se esquece do tema principal em que é questionada, a sustentabilidade. E só deixa para explorar a o tema em datas comemorativas, usando assim uma estratégia de marketing com a imprensa.

Já a CPFL, empresa que trabalha cm energia elétrica, a preocupação é principalmente a comunicação com seus clientes, que ocorre através da conta de luz, onde uma equipe de comunicação cria mensagens diretas e simples de serem entendidas, com dicas de segurança. A empresa se preocupa ainda com a imprensa regional, e adota uma forma de estrutura descentralizada em que o gerente tem autonomia para se relacionar diretamente com os meios de comunicação locais. Para isso eles passam por uma espécie de treinamento, pois no caso de necessitarem fazer um comunicado de interrupção de fornecimento de energia, estejam preparados. A empresa ainda utiliza um programa de gestão de stakeholders, onde a empresa é vista como uma organização social que deve trazer algum tipo de benefício a todos os parceiros de negócios ou partes interessadas.É conhecido como modelo de responsabilidade financeira, sendo que nesse caso o sucesso da empresa é medido quase exclusivamente pelo lucro.

Ambas as empresas, não estão diretamente voltadas para os lucros, mas como consequência do investimento em boa comunicação interna, eles virão e serão altos.

2.2 QUAL FERRAMENTA DE GESTÃO IMPLEMENTARIA PARA PADRONIZAR AS ATIVIDADES

Uma maneira de padronizar as atividades de comunicação nas empresas é implantando uma boa ferramenta de gestão. Uma ferramenta interessante e aplicável a todas as empresas seria a pesquisa de clima, pois através dela, podemos atender mais de perto as necessidades da organização e de seus funcionários, e podemos analisar o grau de satisfação e de insatisfação dentro do ambiente organizacional. Essa ferramenta pode englobar todas as áreas e setores da empresa, assim pode-se chegar a um senso comum sobre a comunicação interna e pelos resultados da pesquisa pode-se tomar atitudes de melhorias, e ainda estar ciente da opinião de todos os funcionários e aplica-las na gestão do processo de comunicação, tanto interno como externo. A pesquisa de clima nos permite fazer um diagnóstico da comunicação existente na empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com