TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cooperativas de Saúde

Por:   •  12/3/2017  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Cooperativas de saúde

A primeira cooperativa de trabalho medica brasileira surgiu no final da década de 60, em São Paulo, entretanto, á 20 anos atrás elas não constituíam um ramo especifico dentro do cooperativismo, pois integravam o ramo de trabalho. Em 1996 as cooperativas medicas passaram a compor o ramo da saúde.

As cooperativas desse ramo são o resultado da união de médicos e outros profissionais de saúde que buscam oferecer uma alternativa aos custosos plano de saúde existentes.

O Brasil lidera o cooperativismo de profissionais de saúde no mundo, contando com 849 cooperativas, 92 milhões de empregados e 250 mil cooperados, que atendem 24 milhões de pessoas

As cooperativas de saúde também exercem as suas atividades conforme os princípios cooperativistas estabelecidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) no Congresso de Manchester (1995): 1) Adesão voluntaria e livre; 2)Gestão democrática e livre; 3) Participação econômica dos cooperado; 4)Autonomia e independência; 5)Educação, formação e informação  6)Intercooperação; 7) Interesse pela comunidade 

As cooperativas de saúde são as que se dedicam á preservação e promoção      humana e atuam hoje em quatro áreas distintas: medica, odontológica, psicologia e      de usuários.

Um exemplos de cooperativas de saúde  é a UNIMED, umas das mais famosas  do mundo. Surgiu em 1967, um grupo de médicos em respostas a diversidades que enfrentavam, se uniram e criaram a Unimed, sua criação estimulou o surgimento de varias Unimeds. Em 1970, surgiu a federação Unimed e logo depois, todas as federações se congregaram para formar a Unimed do Brasil.

O sistema empresarial cooperativismo Unimed é constituído por todas as Unimed do pais e outras empresas que completam seu serviços, tais como: a Unimed do Brasil, Fundação Unimed; Unimed participação; Central nacional Unimed; Seguros Unimed. Sendo também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 84% do território nacional e hoje é composto por 349 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de beneficiário em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 113 mil médicos cooperados,112 hospitais próprios e 14 hospitais dia, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica.                                      

Outra grande rede de cooperativas que atuam no ramo da saúde e a Unidonto, Sociedades de cooperativas de serviços odontológicos. Em 18 de setembro de 1972, 37 dentistas reunidos na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos fundaram a Unidonto –, presidida pelo cirurgião dentista Dalton Nunes da Silva. Esta é a maior rede de atendimento odontológico do país que se tem notícias no mundo. A Unidonto lidera este segmento de mercado, seja pelo número de usuários ou pela diversidade dos planos que sempre oferece aos seus clientes. Hoje, a Unidonto do Brasil conta com 130 singulares, cerca de 20 mil cirurgiões dentistas cooperados e mais de 2.300.000 de usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com