TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO ARTESANATO EM COOPERATIVA

Artigo: INVESTIGAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO ARTESANATO EM COOPERATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 3

1. O artesanato na atualidade é artesanato ou indústria de consumo?

Para responder a essa pergunta se faz necessários analisar o passado acerca do assunto.

Historicamente o artesanato era arte passado de geração em geração, afim de se obter vantagens econômicas com a comercialização de produtos que oferecessem funcionalidade, como chaleiras, luminárias, quadros...

Não se trata de atualidade, desde que a forma de comercializar se fortaleceu com a criação de oficinas onde o artesão mestre transmitia seu conhecimento aos seus colaboradores em troca de mão de obra barata e fiel, fazendo sua arte única passar pelo que chamamos linha de produção. A visão mais clara que temos hoje a respeito do artesanato é a de industrializar objetos que não são únicos, tampouco tem funcionalidade a não ser aquele que servem de enfeites regionalizados.

2. O expositor é artesão expondo a sua arte, ou vendedor atendendo sua necessidade de sobrevivência ?

Com base nas entrevistas que fizemos a artesões do município, a maioria esmagadora (trata-se de mulheres), vende seu artesanato tão somente para complementar a renda familiar. Aquele que esporadicamente expõe sua arte denomina-se artista plástico e não mais artesão. A arte a que lhe confere é pura e simplesmente a de se observar, refletir e chagar a uma conclusão de princípios que levaram o artista a se inspirar e confeccionar aquela arte.

3. Sobre o sistema de cluster podemos exemplificar a aglomeração de lojas em um mesmo espaço físico mais ou menos delimitado, como as ruas ou bairros que se tornam conhecidos do público por terem alta concentração de lojas concorrentes de uma mesma especialidade. Feiras de artesanato em cidades turísticas por exemplo.

A cooperativa tem a finalidade de unir artesões de forma a fortalecer e facilitar a obtenção da matéria-prima utilizada nas confecções de seus produtos e melhorar a capacidade de atender aos pedidos de seus clientes, possibilitando o aumento de faturamento e reduzindo os gastos.

A prática de criação de cooperativas neste segmento tem ganhado espaço no mercado exterior.

4. É popular, mas tem participação e influência governamental, pois existe a ressalva de respeitar preceitos instituídos pelo governo. O intuito onde são aplicados tais sistemas é de privilegiar a todos, àqueles que detém conhecimento específicos somados aos colaboradores das comunidades.

Execução

Entrevistas

B- As tendências no ramo do artesanato respeitam desde a estação do ano até a região onde será comercializado. Um tipo de artesanato que tem ganhado grande espaço é derivado da sustentabilidade, feitos a partir de sementes e madeiras.

C- há vários conceitos que os artesões buscam para confeccionar seus objetos, não há modismo. Uns retratam em miniaturas figuras de animais, utensílios de cozinha, vestimentas, artigos de decoração. Uns viajam pela historia de sua região, outros inovam a partir da criatividade que tem. E existe ainda o artesanato folclórico que também geram lucros.

Texto:

Entendemos a arte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com