TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crítica a Teoria Hipodérmica

Por:   •  14/8/2015  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  1.902 Visualizações

Página 1 de 3

Crítica a Teoria Hipodérmica

A Sociedade de Massa pode ser definida como uma sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo comportamentos generalizados, de larga escala na distribuição e no consumo dos bens e serviços, atingidos através dos Meios de Comunicação de Massa, onde os indivíduos são dominados pela moda, são susceptíveis de manipulação, que acaba ocorrendo a produção maciça de mensagens, cuja difusão é normalmente rápida e destinada a um público vasto (heterogêneo), disperso e que pouco se integram o que acarreta no declínio de valores tradicionais e na difusão de valores como liberdade e igualdade. Essa definição sobre ¨Sociedade de Massa¨ é fundamental para a compreensão da teoria hipodérmica onde cada indivíduo é um ser isolado que reage aos meios de comunicação de massa monopolizados, se os indivíduos são atingidos com o êxito, a propaganda foi eficiente e atingiu a expectativa do comunicador, inclinando a massa para o ponto de vista desejado, que seria atingir o indivíduo pertencente a um público independente de sua posição social e espacial.

As primeiras origens da teoria hipodérmica são pouco conhecidas, e pesquisas sobre o fundador da teoria é dificultada por uma análise geral do meio envolvente, nas primeiras décadas do século 20. Podemos dizer que essa teoria surgiu no período entre guerras e durante a Segunda Guerra Mundial, pois os meios de comunicação de massa tiveram papel crucial no momento de dominar o pensamento da população, exemplo disso é a utilização do Rádio por Adolf Hitler para discursar para multidões. Foi difundida através das comunicações de massa. Podemos destacar dois elementos que contribuíram para esta difusão: o fenômeno da comunicação de massa e o contexto histórico vivido nesta época, caracterizada pelo conservadorismo imposto pelos governantes.

A Teoria Hipodérmica foi o primeiro modelo de Teoria da Comunicação, após seu desenvolvimento foram produzidos muitos outros estudos comunicacionais, e também surgiram outras diversas Teorias.

Também conhecido como "Teoria da bala mágica" e "Teoria da agulha hipodérmica" é um dos modelos de estudo da mídia. A posição sustentada por este modelo é que toda a mensagem pode atingir diretamente todo indivíduo pertencente a um público, independentemente de sua posição social e espacial. A síntese dessa teoria é que cada indivíduo é diretamente atingido pela mensagem veiculada pelos meios de comunicação de massa, ou seja, existe uma concepção de onipotência dos meios, e de efeitos diretos. Sua preocupação básica é justamente com esses efeitos. A característica premissa teoria hipodérmica é que a comunicação, tal como uma agulha hipodérmica, injeta uma mensagem diretamente para um receptor. O receptor então tudo aceitar a mensagem e responder em um padrão previsível.

Essa Teoria é muito usada nos Realitys Shows, quando um produto é lançado no mercado e comercialmente e é divulgado nesse tipo de programa, a sua aceitação tende a ser enorme, pois acaba criando tendências.

Nessa teoria, os meios de comunicação atingem os indivíduos provocando determinados efeitos. Os meios são vistos como onipotentes, causa única e suficiente dos efeitos verificados. Os indivíduos são vistos como seres indiferenciados e totalmente passivos, expostos ao estímulo vindo dos meios.

Como as tendências de mídia mudou, no entanto, e entender os efeitos de transmissão amadurecido, o setor de comunicações em grande parte se afastou da teoria hipodérmica em favor da fé de uma forma mais dinâmica e inteligente. Com o passar dos anos, são criadas novas teorias, pois as que já existem ficam ultrapassadas e consequentemente fica mais difícil de manipular as pessoas. Se o uso da teoria que já existe persistir, dificilmente atingirá o êxito esperado pelos seus idealizadores. A Teoria logo ficou defasada, pois deixava a desejar ao não tratar com devida importância as especificidades socioculturais dos sujeitos, por isso logo surgiram outras teorias, melhoramentos desta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com