TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Histórica da nossa sociedade

Projeto de pesquisa: A Diversidade Histórica da nossa sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 . Introdução......................................................................................................... 3

2 . Desenvolvimento............................................................................................... 3

2 . 1 . A Diversidade Histórica da nossa sociedade ..................................... 3

2 . 2 . A Diversidade Linguística ................................................................. 3

2 . 3 . A Diversidade Cultural ..................................................................... 4

2. 3. 1. Região Norte.................................................................................. 5

2. 3. 2. Região Centro-Oeste...................................................................... 5

2. 3. 3. Região Sudeste.............................................................................. 5

2. 3. 4. Região Sul...................................................................................... 5

2. 3. 5. Região Nordeste............................................................................ 5

3 . Conclusão............................................................................................................ 5

4 . Referência........................................................................................................... 5

1 . INTRODUÇÃO

Irei abordar questões como as diferentes culturas e povos do nosso país, com suas diversas peculiaridades, seus diversos conceitos, conflitos e culturas, de acordo com suas regiões. Também trago neste trabalho a grande diversidade cultural e linguística através da dimensão territorial do Brasil, visando mostrar as suas misturas de cores, raças e culturas.

2 . DESENVOLVIMENTO.

2 . 1 . A Diversidade Histórica da nossa sociedade.

A diversidade encontrada no Brasil demanda a construção de várias “micro-histórias” que contam aspectos peculiares sobre as diferentes culturas e povos do nosso país. Buscando a particularidade encontrada em cada uma das regiões e estados brasileiros, a seção Brasil Regional tem como principal foco demonstrar que nosso país conta com diferentes práticas, hábitos e costumes. Além disso, o estudo das histórias regionais é de grande importância para estabelecermos uma relação entre as questões históricas regionais e nacionais do Brasil.

A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (Mistura De Culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social.

2 . 2 . A Diversidade Linguística

O Brasil é um país que tem uma língua oficialmente reconhecida, que é o português, falado pela imensa maioria de seus habitantes. A língua portuguesa foi herdada dos colonizadores portugueses que aqui chegaram no século XVI. Por volta do ano de 1500, quando chegou a frota de Pedro Álvares Cabral, na costa do país que hoje conhecemos como Brasil havia uma população estimada em cerca de seis milhões de índios, organizados em diferentes povos indígenas, com diferentes culturas e denominações. Cada povo portador de uma cultura tinha uma língua própria, caracterizada por regras linguísticas, vocabulários, uma estrutura gramatical particular.

Estima-se que atualmente existam, no Brasil, cerca de 200 línguas indígenas faladas por quase igual número de povos que habitam este território.

Também vemos ao longo de todo território brasileiro uma variação linguística trazida por nossos imigrantes de diversas regiões pelo mundo afora.

Pode-se perceber a sua variação a todo o momento, é um amigo de outra região, é um vizinho mais velho ou mais novo e até mesmo quando interagimos com o outro sexo, as diferenças são tantas que nos leva a acreditar que a língua é um organismo vivo que está sempre em constante modificação.

O pior de tudo isto é que de repente nos deparamos criticando um colega que falou de tal maneira, o pai que usou tal termo e até o professor gaúcho de filosofia com seus “barbaridades tchê”. O policiamento é tão grande que até nós mesmos nos vemos com dificuldade de fazer uma resenha com medo de usar aquela ou esta palavra que não agrade ao professor por não está de acordo com a língua padrão. Opa! E por falar em língua padrão de onde é que veio esta ideia maluca de dizer que tem que ter um padrão pra tudo.

Crescemos ouvindo que a língua natural que estávamos falando estava errada – seu moleque que palavra é esta, inté parece que não estuda? – e de repente você começa a achar que as pessoas que estão a sua volta vivem falando errado. E quando começa a entender de “português”, não o português do livro de história, mas o tal do português da gramática você descobre que, apesar do seu repertório de piadas sobre português, você não entende é nada sobre ele. Mas, ôxente, que confusão!

No entanto a variação linguística mais acentuada é a “social” esta, assim como as demais, serve como veículo de discriminação e de divisão social. Enquanto as variedades faladas pelos os “pobres”, ou melhor, menos favorecidos (já que, para o sertanejo, pobre é o cão, não o cachorrinho do paulista, mas o demo do carioca) são denominadas populares e os falares das classes mais favorecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com