TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Prática Metodologia

Por:   •  3/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Etapa – Leitura

Leia o texto Quando crescer vou ser... sociólogo!, de Elisa Martins. Você encontrará o texto disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2014.

2ª Etapa – Início da elaboração do trabalho

Considerando o que foi lido e as informações de que você dispõe sobre pesquisa científica, considere quais pontos são essenciais para que seus alunos compreendam o que é pesquisa?

Tentar mostrar através de aulas expositivas que um projeto de pesquisa científica é componente essencial do processo de elaboração, execução e apresentação de uma pesquisa (investigação), o planejamento rigoroso é fundamental, pois, sem ele, o pesquisador provavelmente em um determinado momento deste processo irá se encontrar “perdido” em suas ideias, textos selecionados e dados coletados; logo, não saberá como trabalhar com os referenciais encontrados, até mesmo desconhecendo seus significados e importância. Levá-los a entender que deve ser feita uma produção sobre a ideia do tema, ligando ele com a bibliografia pesquisada e o problema que está sendo estudado, caracterizando o objeto e sujeitos de pesquisa, a escolha do tema deve-se levando em consideração: um assunto que ele goste ou lhe motive; as perspectivas do mercado de trabalho; o material bibliográfico existente, as possibilidades da coleta de dados para a pesquisa e o tempo disponível para fazê-la.

Quais são suas finalidades?

A pesquisa tem como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social. A finalidade de uma pesquisa é esclarecer ao próprio pesquisador as questões que ele pretende enfrentar e quais as estratégias as quais lançará mão para surpreendê-las.

E como pode ser realizada?

Pode ser realizada através de pesquisa em livros, jornais, revistas, internet através de uma ideia contida expressar a ideia do pesquisador.

3ª Etapa – Construção do trabalho

1) Tema da aula

Iniciando uma pesquisa científica

2) Público-alvo

Alunos do 9º ano B da EMEF João Riberio da Silveira – Icém – SP.

3) Quantidade de aulas para a aplicação do conteúdo

06 aulas

4) Justificativa de aplicação do conteúdo

Tentar deixar claro para os alunos quais são as finalidades da pesquisa científica e como ela pode ser realizada, qual a importância do tema escolhido, sua relevância e como ele pode contribuir de algum modo para o aperfeiçoamento da sociedade em que está inserido.

5) Recursos

Texto: Quando crescer vou ser... sociólogo!

Internet pesquisas

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=XucmEDw3-3Y 

Power point ilustrar e colorir para deixar a aula mais interessante: http://pt.slideshare.net/JonathasCarvalho/concurso-professor-cariri-pesquisa-2212504 

6) Formas de aplicação

Aula expositiva, exibição de palestras no youtube, apresentação de slides com o tema, pesquisa sobre o tema na internet com a mediação do professor.

 

7) Avaliação

Participação da aula.

Debates ver o que eles pensam do assunto não importa se está certo ou errado o importante é opinar, participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com