TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto De Metodologia

Exames: Pré Projeto De Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo é um projeto de pesquisa acadêmica que abordará a importância do marketing político nos dias de hoje.

Com isso, o marketing político vem se consolidando cada vez mais no processo eleitoral, portanto é um tema importante e oportuno, que poderá ser abordado de vários panoramas, podendo contribuir e também trazer consequências nas épocas eleitorais.

Esse trabalho ilustrará tópicos de sucesso e fracasso no marketing político, que se inicia com uma teoria geral do assunto e ferramentas que são usadas pelos profissionais de marketing.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

A problemática que será abordada neste estudo é a efetividade do marketing politico no processo eleitoral de 2014 em Castanhal?

3. OBJETIVOS GERAIS

Analisar a efetividade do marketing politico no processo eleitoral, apontando os recursos utilizados que mais agradam os eleitores castanhalenses.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Considerar o perfil do eleitor castanhalense.

• Explorar as ferramentas usadas no Marketing.

• Identificar quais ferramentas agrada o eleitor.

4. HIPOTESES

• Será identificada grande insatisfação dos eleitores, pelo fato das ferramentas usadas no marketing eleitoral serem sempre repetitivas.

• Ao invés de trazer uma boa imagem para o candidato, eles podem acabar mostrando uma falta de precisão em suas metas.

• O excesso de propaganda poderá gerar insatisfação, pelo fato de tentarem esconder a realidade, o caráter e vários aspectos necessários dos candidatos, trazendo consequências para um futuro mandato. Portanto, a população precisará identificar as mudanças no serviço, que deverá estar exposto no plano estratégico do marketing político, para obter eficácia.

5. METODOLOGIA

O método de pesquisa que será usado no projeto é o bibliográfico.

Segundo GIL (2010, p. 29) “A pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado. Tradicionalmente, esta modalidade de pesquisa inclui material impresso como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos”.

Ainda dentro da caracterização de pesquisa bibliográfica, quando fala a respeito desse tipo de pesquisa, inclui as redes eletrônicas ou simplesmente internet, dentre os vários materiais acessíveis ao publico em geral, como livros e revistas. Ficando assim o trabalho sendo realizado dentro de vários campos de pesquisa com o intuito se conseguir entender melhor como é desenvolvido o trabalho dentro do órgão de pesquisa.

6. REFERENCIAL TEORICO

A função geral do marketing, mais do que em qualquer negocio, é agradar os clientes. Entender, criar, comunicar e proporcionar aquilo que o cliente deseja.

“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”. (DRUCKER, 1991, p.123)

Na percepção de Kotler (2003), o marketing, para as pessoas, era baseado apenas em vendas e propagandas, mas elas são apenas uma parte dessa ferramenta.

Os principais objetivos do marketing são, segundo Kotler (2003) atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter os clientes atuais, propiciando-lhes satisfação.

“Satisfação é o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa.” (KOTLER, 2011, p. 53).

Visto isso, conclui-se que o marketing visa expor com antecedência os resultados de determinado produto, com o objetivo de atiçar o possível consumidor.

6.1. VISÃO GERAL SOBRE O MARKETING

O Marketing no Brasil teve seu inicio no final da década de 60, a palavra Marketing circula no Brasil com quase a mesma frequência e intensidade que expressões como democracia. O Marketing no Brasil demorou a ser conhecido, ao ano de 1986, Marketing era visto como uma espécie de rito secreto.

“O Marketing engloba todas aquelas atividades que representam o trabalho através de mercados, isto é, a tentativa de realizar trocas em potencial”. (KOTLER, 1996, p. 46)

A Comunicação tem o poder de transmitir uma informação, de forma que entre a mensagem enviada e recebida haja uma troca de informações e propostas. A mensagem publicitária tem o poder de causar ou não a simpatia por aquilo que está sendo passado.

É preciso lembrar que a mídia tem um enorme poder de persuasão, e de criar novas ideias e comportamentos para a pessoa que está sendo influenciada pela informação. Como no caso da TV, outdoors, e várias outras maneiras de mídia que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com