TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 Gestão Do Conhecimento

Artigo: Etapa 1 Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 – GESTÃO DO CONHECIMENTO

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. Por isso deve ser aplicado nas empresas. Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado.

Um engenheiro que opera uma plataforma de petróleo em alto mar tem uma experiência riquíssima que deve ser bem aproveitada. É preciso reconhecer e disseminar esse conhecimento para que a empresa esteja sempre evoluindo. É algo contínuo.

A gestão do conhecimento é definida de uma forma ampla como um processo sistemático para transformar informação e conhecimento em valor para as empresas, auxiliando-a a atingir seus objetivos (O’DELL e HUBERT, 2011; KNIGHT, 2003; BENNET e BENNET, 2004). Na Vale, essa disciplina é descrita como um “conjunto de processos voltados para obter, criar, armazenar, disseminar, compartilhar e gerenciar a utilização do conhecimento e as experiências da organização visando à melhoria do seu desempenho” (VALE, 2010). Um modelo de Gestão do Conhecimento (Modelo GC) é a representação de uma estrutura existente ou planejada que é ou será usada como plano para moldar uma situação ou contexto para se atingir metas e objetivos.

(Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos: Ser Virtual e o Saber Real Yara Rezende).

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Estimular as pessoas a inovar, a vencer seus próprios limites de conhecimento, promovendo encontros entre equipes de diferentes areas.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Compartilhando conhecimentos por meio de palestras trocas de informações positivas, deixando as informações a disposição de todos dentro da empresa.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Dando oportunidades de crescimento para os colaboradores, fazendo com que , todos os funcionários passem por todas as áreas dentro da empresa, e quando se tem uma única pessoa no setor, ela deve obrigatoriamente ensinar outra pessoa.

d) Descrevam os quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI — e façam um desenho ilustrativo.

Socialização: No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais.

Externalização: Representa o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito sendo expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou diálogos. A externalização é a chave para a criação do conhecimento, pois cria modelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com