TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ao tratarmos da sociedade da informação é do conhecimento podemos afirmar que: I – O valor central dessa sociedade é o conhecimento; II – A padronização e a simplificação das informações é uma característica marcante; III – O desenvolvim

Por:   •  19/11/2015  •  Artigo  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  1.867 Visualizações

Página 1 de 2

Nome:Vanessa Fonseca da Silva

RGM:        13209931                                                Polo:Itaqua

Unidade II – Aspectos da filosofia Antiga e Medieval (AP II)

a)

Autor

Questões

Sócrates

Quais são as características do método socrático?

Resp. Ele parte do pressuposto de que o ponto inicial da construção do conhecimento é reconhecer a sua própria ignorância e depois disso é possível iniciar a procura do saber.

Platão

Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão?

Resp. Teoria das ideias de Platão é dividida em dois elementos "Mundo Sensível",acessível pelos sentidos,é o mundo do movimento da multiplicidade,mundo ilusório "Mundo Inteligível",é o mundo das ideias,mundo real,refere-se a uma intuição intelectual,as ideias são unas,imutáveis e hierarquizada..

Aristóteles

O que é substância?

Resp. Aquilo que é em Si mesmo

O que é matéria e forma?

Resp. Matéria é o principio indeterminado de que o mundo físico é composto. é caracterizada pela indeterminação,é pura passiva contendo formas em potências.

Forma é aquilo que faz com que uma coisa seja o que é,é um principio inelegível,é a essência comum aos indivíduos de uma mesma espécies.

O que é potência e ato?

Resp.  Potência é a ausência da perfeição, é a capacidade de torna-se algo,para isso precisa da ação de um ser já em Ato.

 Movimento é a passagem da potência em ato,ele é um ato de um ser em potência enquanto tal ,é a potência se atualizando.

Santo Agostinho

O que é a teoria de Iluminação/

RespÉ a teoria de Santo Agostinho segundo essa teoria Deus ilumina a razão e permite aos homens pensar de maneira correta.

b) Escolha um dos pensadores do quadro acima e relacione uma característica do pensamento dele e algum aspecto da vida atual.

Filósofo Sócrates (por exemplo)

Resp. Fazer a relação do pensamento dele e um aspecto da vida atual mínimo 10 (dez) linhas, Com suas palavras, não será admitido conteúdo retirado da internet.

Santo Agostinho.

Seus pensamentos foram bastante influenciados pelas filosofias platônicas.

Para o padre a fé em Jesus cristo e em Deus era a coisa mais importante que existia, ele acreditava que e considerava a psicologia da natureza, mais ele cria muito em Deus e seus conhecimentos e ideias eram de origem divina.

Ele acreditava em predestinação um conceito teológico que desde que o ser humano nasce sua vida é anteriormente traçada por Deus.

Muitos no dia de hoje ainda segue a mesma fé de Santo Agostinho sendo cristão         e sempre colocando as coisas de Deus em primeiro lugar. Apesar de muitas críticas aos cristãos eles tentam defender sua fé e proteger suas crenças e doutrinas assim como Agostinho lutava para proteger suas crenças e sua fé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com