TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Produtiva Natura

Por:   •  31/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura Produtiva Natura

O conceito de estrutura produtiva é um conceito originado por Carl Menger e está relacionado aos tipos de bens que existem no mercado: bens de consumo, que satisfazem as necessidades humanas diretas; e bens de capital, ou fatores de produção, que são submetidos ao processo de transformação no tempo. No caso da Natura, podemos atribuir o conceito de empresa fabricante de bens de consumo, uma vez que o consumidor compra diretamente nas lojas Natura os produtos que procura.

A maior parte da produção da Natura é feita em Cajamar (SP), onde a empresa se instalou em 2001, e no Ecoparque, complexo industrial onde são fabricados os sabonetes da marca, inaugurado em 2014 nas proximidades de Belém. Mais de 80% dos insumos utilizados pela empresa atualmente são vegetais. A Natura mantém relacionamento com 32 comunidades no Brasil, a maioria na Amazônia, que reúnem mais de 2 mil famílias fornecedoras de ativos da sociobiodiversidade usados em seus produtos.

Segundo dados, mais de 99% dos pedidos feitos pelas consultoras para a companhia são realizados via internet e 10% são realizados por meio do aplicativo Consultoria Natura. Depois de prontos, os produtos da empresa vão da fábrica para o centro logístico, em Itupeva, no interior paulista, criado em 2015, graças à localização estratégica - fica próximo ao aeroporto de Viracopos e ao Rodoanel, com rápida conexão rodoviária com diversas estradas.

Do hub logístico, os produtos são enviados a oito centros de distribuição da Natura espalhados pelo Brasil e para as outras operações internacionais. Nesse trajeto entre o hub logístico e os centros de distribuição, o transporte dos produtos é feito por carretas automáticas, mais rápidas e bem menos poluentes. Sem elas, a companhia calcula que teria de usar duas vezes mais caminhões para fazer o mesmo trabalho

Os investimentos em um modelo de logística descentralizada permitiu que a empresa realizasse, em até 48 horas, 42% das entregas no Brasil e 60% das entregas nas operações internacionais.

Também a Natura possui lojas físicas que fazem parte da estratégia de diversificação dos canais de vendas da empresa. Na loja Natura, há disponíveis produtos selecionados de categorias diversas, como maquiagem e sabonetes, e é possível experimentar os itens em um espaço pensado para isso. Hoje em dia, as lojas físicas e virtuais pelo aplicativo representam a maior taxa de conversão da Natura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com