TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiencia De Howthone

Trabalho Escolar: A Experiencia De Howthone. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

AS ORIGENS DAS TEORIAS DAS RELAÇÕES HUMANAS,

EXPERIÊNCIAS DE HAWTHORNE

PROGRAMA DE ENTREVISTAS

 Inicialmente , as experiências de Hawthorne estavam ligadas ao estudo das melhores condições físicas do trabalho, agora, passam a compreender a importância das relações humanas.

Os pesquisadores verificaram que no grupo de controle, as moças consideravam humilhante a supervisão vigilante e constrangedora

 1928- Iniciou-se o PROGRAMA DE ENTREVISTAS com os empregados, afim de compreender às atitudes, os sentimentos, ouvir opiniões e sugestões a respeito dos treinamentos dos supervisores.

• Com o sucesso do Programa de Entrevistas, foi criada Divisão de Pesquisas Industriais para ampliar o programa de entrevistas e entrevistar anualmente todos os empregados.

• Entre 1928 e 1930, foram entrevistados cerca de 21.126 empregados.

• Em 1931 sofreu alteração e passou a adotar a técnica da entrevista não diretiva, onde o operário pode falar livremente sem que o entrevistador desvie o assunto.

• A partir das entrevistas, foi revelado a existência de uma organização informal dentro da organização, com finalidade de proteção do que julgavam ameaças da Administração ao seu bem estar.

O CRIADOR:

 Georges Elton Mayo

Ele chefiou uma experiência numa fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Foi um movimento de resposta contrária à Abordagem Clássica da Gestão, considerada pelos trabalhadores e sindicatos como uma forma elegante de explorar o trabalho dos operários para benefício do patronato. Essa alta necessidade de se humanizar e democratizar a gestão nas frentes de trabalho das indústrias aliado ao desenvolvimento das ciências humanas – psicologia e sociologia, entre outros – e as conclusões da Experiência de Hawthorne fez nascer a Teoria das Relações Humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com