TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Expressão Organizações De Aprendizagem Foi Cunhada Por Chris Argyris, Na década De 70. Depois Disso, A Literatura Tornou-se Vastíssima, Principalmente A Partir Dos Anos 90, Com Peter Senge. Para Senge, Organizações De Aprendizagem são Aquelas Na

Pesquisas Acadêmicas: A Expressão Organizações De Aprendizagem Foi Cunhada Por Chris Argyris, Na década De 70. Depois Disso, A Literatura Tornou-se Vastíssima, Principalmente A Partir Dos Anos 90, Com Peter Senge. Para Senge, Organizações De Aprendizagem são Aquelas Na. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

A busca da excelência empresarial tem sido perseguida, incessantemente, pelas organizações e pelos profissionais que nela trabalham e isso não se consegue apenas pelo bom desempenho na execução das atividades, mas por meio da capacidade de adaptação às mudanças que são impostas e, principalmente, pela busca constante de novas abordagens administrativas, novos sistemas de gestão com foco no ser humano e novos conhecimentos.

Reforça-se, desse modo, a importância da aprendizagem nas organizações, destacando-se a contribuição de Senge (1998), ao salientar que o ser humano vem ao mundo motivado a aprender e experimentar. Infelizmente, a grande maioria das organizações é mais orientada para controlar do que para aprender, recompensando o desempenho das pessoas em função da obediência a padrões estabelecidos e não por seu desejo de aprender.

Os gestores desenvolvem estilos de aprendizagem diferenciados em função de suas características pessoais, sua experiência profissional, sua personalidade, seu modo de viver e, também em função do ambiente em que se inserem, priorizando determinados aspectos no processo de aprendizagem. Por sua vez, cada pessoa desenvolve sua própria maneira de aprender, seu estilo próprio de aprendizagem, que combina com sua visão de mundo, seu modelo mental e com seu modo de ser, pensar e agir.

Para Boog (1999), um processo de mudança deve contemplar o desenvolvimento do ser humano e da empresa em todos os níveis (identidade, relações, processos e recursos). A empresa só se desenvolve se as pessoas que a compõem se desenvolverem, e vice-versa.

A aprendizagem passou a ser fundamental para a sobrevivência das organizações, já que ela aumenta o conhecimento das pessoas, desenvolve habilidades, melhora o desempenho, possibilita assumir novas responsabilidades e proporciona satisfação pessoal.

Senge (1990) declara que o processo de aprendizagem na organização se dá oferecendo condições concretas para que as pessoas aprendam a criar sua própria realidade, auxiliando-as a compreender o contexto em que vivem e com ele interagir por elas próprias.

Drucker (1997, p. 64) aponta que “o grande aprendizado será a integração dos profissionais em várias equipes simultaneamente e só o domínio do conhecimento permite esta mobilidade”.

A aprendizagem acontece na medida em que as pessoas são estimuladas e respeitadas como seres humanos e atuantes em um processo de crescimento e desenvolvimento em que aprendem e ensinam muitos conceitos que trazem de sua experiência. As pessoas necessitam desenvolver-se por si mesmas para atender o que a organização ou ambiente profissional lhe demandam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com