TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física Medica

Por:   •  28/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

Alunos: Natalia Lopes e Ítalo Neres Grupo: 11 Data: 03/05/2022

O único jeito do profissional levar a sério a proteção radiológica é dando a noção dos malefícios da radiação a longo prazo no organismo, em alguns casos é capaz de passar erro genético pros filhos.

Radiação muda a estrutura a nível atômico, provocando a criação de muitos radicais livres no organismo biológicos para fazerem outras interações químicas, o que pode mudar certas funções ou inflamar o metabolismo que pode trazer danos irreversíveis.

No caso feminino, a mulher que se expõe sem nenhum tipo de proteção, pode ter funções da sua tireóide alterada por ser um órgão responsável por hormônios importantes pode acabar passando pra prole algo desregulado. Já no caso masculino o mesmo acontece caso o indivíduo se recuse a usar o protetor gonodal de chumbo, isso tudo porque estamos só em uma área, para uma melhor saúde o ideal é a proteção de maior parte do corpo possível.

Sabemos que existem outros órgãos radiossensiveis como o cristalino (exemplo), medula óssea (basicamente tudo o que se renova com células novas muito rapidamente é radiossensivel). Exatamente pela capacidade de propagar células defeituosas ou incapazes de se reparar do dano causado pela radiação.

Baseado na radioproteção a empresa Bayer Multinacional oferecem palestras regulares sobre segurança no trabalho, a pessoa só é admitida depois de um mini curso sobre radioproteção.

Isso seria uma boa idéia a ser seguida para todas as empresas que trabalham com essa área de radiação ter uma equipe que saiba melhor sobre a radioproteção, trabalhando junto ao Rh de uma empresa na admissão de novos funcionários da área (radiologia) e ao físico propagar um treinamento como norma da empresa.

Afinal a empresa também deve zelar pela saúde do seu funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com