TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Fotografia

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aula 01- História da Fotografia

Atividade 01

Você deverá responder a questão a seguir por meio do Portfólio-ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail ebatista@unigran.br

1 - Pesquise sobre o surgimento da câmara obscura e seu funcionamento.

Conta-nos os relatos históricos, que sentado sob uma árvore, Aristóteles observou a imagem do sol, em um eclipse parcial, projetando-se no solo em forma de meia lua ao passar seus raios por um pequeno orifício entre as folhas de um plátano. Observou também que quanto menor fosse o orifício, mais nítida era a imagem, então, a partir daí surge a chamada câmara escura. Imaginem a câmara escura como um quarto escuro ou uma caixa grande preta por dentro, um dos lados pintado de branco, no lado oposto do branco um pequeno furo por onde passa a luz e projeta um objeto (situado na frente do furo, no lado de fora) de ponta cabeça, para dentro da câmara, nessa parede branca.

2 – Pesquise sobre o  Pinhol’e?

A câmara Pinhol’e, ou “buraco de alfinete”, é uma das ferramentas utilizadas para a produção fotográfica. Apresentando os princípios básicos da ótica, este processo alternativo exclui a necessidade de se produzir fotografias usando lentes e equipamentos sofisticados. Por meio de uma câmara escura, normalmente feita por uma lata de qualquer tamanho, a luz entra através de um pequeno orifício feito com uma agulha ou alfinete. No interior da lata e do lado oposto ao orifício, um papel fotográfico é responsável por transformar essa luz em imagem. Neste processo, todos os princípios da ótica são respeitados: a luz é emitida do objeto iluminado para todas as direções e, ao entrar pelo orifício produzido pela agulha, será projetada de forma invertida no papel fotográfico, posicionado no fundo da lata. Além da produção artesanal de uma câmara, a fotografia pinhol’e   permite ao usuário abordar o seu lado criativo, trabalhando em todos os processos que envolvem a fotografia: desde a captura da imagem até a sua revelação. Além disso, se tornou um método que possibilita o hackeamento da fotografia, diante dos atuais avanços tecnológicos do segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com