TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Símbolo da Psicologia

Por:   •  3/4/2022  •  Abstract  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Graduação em Psicologia – 1º Semestre/2022[pic 1]

Turma: 1º Período (Matutino)

Aluna: Laíse Martins Duarte Andrade  - RA: 106870

Disciplina: História da Psicologia

Professora: Adriana Portugal

Pesquisa: Ψ História do Símbolo da Psicologia

O Símbolo da Psicologia é a vigésima terceira letra do alfabeto grego, a letra PSY(Ψ). Esta letra grega foi traduzida pelo antigos romanos como “psique”. No latim possui alguns significados: borboleta, brisa, respiração, energia e, finalmente, alma.

A Psicologia etimologicamente significa “ciência da alma” ou “ciência da mente”, e é composta pelo prefixo “psique” (mente) e o sufixo “logia” (ciência, estudo). Por extensão, o símbolo “Ψ” também se tornou popular como forma de designar a ciência da mente. Curiosamente, os gregos tinham a crença ancestral de que quando uma pessoa morria exalava o seu último sopro de ar, e sua alma deixava o corpo voando como uma borboleta. Naquela época a borboleta era considerada um símbolo de vida e esperança. Na mitologia grega a Deusa Psique era representada com a aparência e a forma de uma borboleta, era a filha mais nova do Rei de Anatólia, considerada a Deusa da beleza, que também representava a alma humana.

Uma explicação divertida, porém sem validação, é que o símbolo da psicologia está relacionado com o tridente carregado pelo diabo. A teoria diz que, como as doenças mentais eram historicamente vistas como o trabalho do diabo, portanto, a psicologia por associação era considerada diabólica. Os Psicólogos acabaram adotando o símbolo do tridente como um forma irreverente de lidar com essa explicação.

Outra explicação encontrada, é que o tridente Ψ representa os três pontos das correntes psicológicas: comportamentalismo, psicanálise e humanismo. Para o pai da psicanálise, Sigmund Freud, as pontas são a tríade da força: inconsciente, pré-consciente ou consciente. Outros já afirmam ser as forças do inconsciente humano. E por fim, mas não menos significativo, há depoimentos de que representam as três pulsões humanas: sexualidade, espiritualidade e a autoconservação.

Pensando em termos biológicos, a letra PSI Ψ representa o potencial da água. Na Astrologia, é o símbolo que representa Netuno. E na Física, é o símbolo usado para representar a função da onda mecânica quântica.

Referências:

https://psicologiaymente.com/psicologia/historia-simbolo-psicologia-psi

https://www.psicologiaexplica.com.br/simbolos-da-psicologia-anel-cor-e-juramento/#o-que-significa-o-simbolo-da-psicologia-psi

https://segredosdomundo.r7.com/simbolo-da-psicologia/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com