TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SETOR DE COMPRAS PARA AS ORGANIZAÇÕES NOS DIAS ATUAIS.

Por:   •  20/3/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO SETOR DE COMPRAS PARA AS ORGANIZAÇÕES NOS DIAS ATUAIS.

O setor de compras é visto atualmente como um setor estratégico, que agrega valor ao negócio de qualquer organização. Ele tem uma grande relação com o desenvolvimento empresarial e representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, podendo gerar redução considerável nos custos e melhoria nos lucros, dependendo da forma como for gerenciado.

A função Compras é vista hoje como parte do processo de logística das organizações, pois se relaciona com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado nas tomadas de decisões.

Sendo assim, o setor compras vem conquistando espaço e despertando maiores interesses das organizações, já que não basta apenas comprar, é preciso comprar bem, procurando obter o maior número de vantagens possível focando também o custo benefício.

Das funções de responsabilidade desse setor, destacam-se algumas principais.

São elas:

 Coordenar o fluxo de materiais e produtos da empresa, de modo que não aconteça nenhum desabastecimento e também não haja nenhum excesso de estoque;

 Comprar materiais e serviços e verificar se o que foi recebido está de acordo com a Ordem de Compra;

 Nas empresas manufatureiras, o comprador é um dos principais responsáveis pelo abastecimento de materiais;

 Negociar políticas de abastecimento com os diversos fornecedores, a fim de assegurar qualidade, prazo e preço;

 Desenvolver fornecedores e capacitá-los para atender as exigências e padrões estabelecidos pela empresa;

 Avaliar o desempenho dos fornecedores por meio de indicadores e propor plano de ação se for necessário;

 Pesquisar o mercado fornecedor em busca de algo inovador;

 Analisar junto com outras áreas da organização a necessidade de compra dos materiais necessários para o seu funcionamento, para garantir que seja feita com números o mais próximo da realidade.

Podemos definir quatro fases no cumprimento de metas para o setor de compras.

 A primeira consiste na qualidade desejada, onde se busca adquirir um produto com qualidade similar a necessidade.

 A segunda fase consiste em atender as necessidades da empresa no momento oportuno, estabelecendo datas de aquisição e entrega de produtos, para que não haja atrasos e consequentemente prejuízos para a organização.

 Na terceira fase, busca-se o menos custo de aquisição de mercadorias, sempre atento a qualidade e ao prazo de entrega.

 Na quarta e ultima fase, temos a busca pela quantidade compatível e necessária de determinado produto para se atender os setores da empresa.

O profissional que pretende trabalhar nessa área, deve ser um bom negociador, buscando a satisfação entre todas as partes envolvidas, garantindo assim futuras negociações.

“Percebe-se, portanto, que a “arte da negociação” é uma característica específica de cada ser humano, independente de seu grau de instrução. Desta forma, outro ponto importante para uma boa negociação, é nunca subestimar o outro negociador, por sua aparência ou grau de instrução. A negociação pode trazer surpresas que todo o profissional tem de estar preparado para enfrentar.” (GOMES, Priscila – pág. 24 e 25 – ano 2009).

EXPEDIÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com