TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES NAS ORGANIZAÇÕES

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

JOSÉ ALBERTO DE ARRUDA JUNIOR

KELLY ROBERTA DE OLIVEIRA MELO

PATRÍCIA DAYSE SILVA L. CÂMARA

A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES NAS ORGANIZAÇÕES

Recife-PE

2014

1 INTRODUÇÃO

Em tempos de competitividade acirrada num mercado global, dificilmente seria possível imaginar uma instituição que busque conquistar sua fatia de mercado se não levar em consideração a utilização de informações para apoiar suas decisões estratégicas. Para que uma organização se torne competitiva é preciso buscar um bom nível do serviço oferecido e controle total de todas as suas atividades.

Nesse entender é de suma importância a utilização de diversas tecnologias modernas na gestão empresarial que buscam facilitar o processo de tomada de decisão dos gestores. Visando assim não só atender a modernidade mais também a complexidade que se tem no gerenciamento dos recursos de qualquer empresa.

Mediante este cenário competitivo pode-se observar que através de informações qualitativas e quantitativas pode-se verificar onde a organização encontra-se em relação as suas metas, produtividade, mercado e conquistas das metas em comparação aos resultados esperados. A necessidade de competitividade da empresa impõe aos executivos e gestores, a utilização de instrumentos gerenciais, técnicas e métodos para tomada de decisões e avaliações consequentes em termos de sua monitoração e controle.

O presente trabalho tem o intuito de mostrar de uma forma sucinta a importância dos indicadores das tecnologias em gerenciamento empresarial, implantadas nas organizações, que a cada dia se vêm mais necessidades de acompanhar e se manter em constante competitividade empresarial.

2 A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES

Em tempos de acirrada competitividade empresarial, as empresas necessitam cada vez mais de instrumentos que possam medir suas prioridades desejáveis, indispensáveis, bem como necessárias. Com esse intuito, é avaliado o desempenho das ações para que as organizações possam determinar exatamente quais os indicadores que elas irão desenvolver para seus sistemas de informação. Sendo assim, entendem-se esses indicadores como:

[...]uma relação matemática que mede, numericamente atributos de uma processo ou de seus resultados, com o objetivo de comparar esta medida com metas numéricas preestabelecidas. Medir, avaliar o desempenho e tomar decisões com base nessas informações são atividades importantes de um sistema de gestão (SPERS, 2009 p.145).

Para tanto, os indicadores de desempenho representam um forte instrumento que dá à organização condições de realizar esta verificação e avaliação de forma sólida. Sendo assim, o indicador definido poderá demonstrar em números o que ocorreu num dado período de tempo ou momento anterior, além de dispor de condições que antecipem a visão para onde a empresa estará se dirigindo dada a capacidade e tendência contida no indicador.

Existem muitos métodos e programas para melhoria do desempenho organizacional. Alguns métodos não apresentam foco em resultado como, por exemplo, o gerenciamento do conhecimento. Segundo Laudon (2009 p. 322), sistemas de gestão do conhecimento melhoram a qualidade e a utilização do conhecimento usado no processo de tomada de decisão [...] refere-se ao conjunto de processos desenvolvidos em uma organização para criar, armazenar, transferir e aplicar conhecimento. Aumenta a capacidade da organização de aprender com seu ambiente e incorporar conhecimento a seus processos de negócios e a sua tomada de decisão.

Outros como Balanced Scorecard são sistemas de integração e performance das empresas que contém resultados voltados para enfaticamente quatro áreas da organização: financeira, clientes, processos e aprendizado. Todavia, é importante o reconhecimento de que esses indicadores financeiros por si próprios não são suficientemente capazes de avaliar um desempenho empresarial porque mostram esses resultados de médio e longo prazo (Santini Jr. Apud Araújo; Garcia, 2009). Para uma aplicação eficiente e eficaz dessa tecnologia, é necessário que a empresa não somente elabore estratégias, mas também tome ações focadas nos resultados esperados.

Outra tecnologia bastante difundida na atualidade é o Benchmarking. Este método oferece oportunidades bem claras na melhoria não somente dos processos como também dos produtos e serviços por ser um método centralizado na análise, compreensão e soluções voltadas para o próprio desempenho organizacional. De acordo com (ARAÚJO; GARCIA, 2009 p. 242). “Benchmarking, nada mais é do que o processo de caráter contínuo que propõe a medição de práticas, produtos e serviços em relação aos concorrentes mais expressivos do mercado [...]” Ou seja, ele analisa sua situação e compara com a situação de seus concorrentes.

Para sua aplicabilidade ser eficaz, as organizações bem como os gestores precisam envolver todo o corpo funcional para juntos estimularem a participação dos novos projetos e suas respectivas investigações. Para que juntos, todos reconheçam o grande potencial dessa tecnologia.

Já a ISO-9000 é uma tecnologia que busca por uma certificação, podendo ser considerada um processo de melhoria de desempenho, pois o processo traz algumas exigências como: padronização, estabelecimento de indicadores, realização de medições entre outros. É um sistema que foca na qualidade dos seus produtos e serviços para que estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com