TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDEPENDÊNCIA DA ÉTICA FORNECE PRÉ-REQUISITOS DA COMPANHIA

Resenha: A INDEPENDÊNCIA DA ÉTICA FORNECE PRÉ-REQUISITOS DA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

A FALTA DE ETICA GERA PREJUIZOS AS EMPRESAS

A ENRON era companhia de serviços públicos, que cuidava das áreas de saneamento de agua e distribuição de gás. E com o passar do tempo atuou como corretora no setor de energia, que acabou se tornando a maior companhia de energia de Houston (Texas),empregava cerca de 21.000 pessoas, onde eram lideres em distribuição de energia e comunicações.

A falência da Enron ocorreu durante um surto, provocado pela alta das ações da empresa de alta tecnologia, onde muitos tentaram procurar os culpado, muitas pessoas ficaram desempregadas ( 21 mil funcionários),e 2 bilhões em fundo de pensão haviam desaparecidos. Na época investigações revelaram que a Enron havia manipulado seus balanços financeiros, onde o governo dos Estados Unidos abriram dezenas de investigações criminais contra os executivos da Enron e da Arthur Andersen, sendo que todos seus documentos foram destruídos, trazendo prejuízos pois não tinha como provar a fraude. A fraude que provocou a queda da empresa teria acontecido se o conselho de Administração tivesse efetivamente fiscalizado, a diretoria e seus auditores externos tivesses realizados suas tarefas externas.

Onde havia um relacionamento da Andersen com Enron, pois ela auditava os balanços há mais de dez anos, em 2001 dos USS% 52 milhões decorreram de serviços de auditoria, sendo o restante proveniente de serviços e consultoria tributaria ouve queda dos padrões éticos ate então observador no meio empresarial, foi estimulada pelos lucros provenientes do crescimento continuo das ações em geral, valor das empresas e da nova economia em especial, que proporcionou de dinheiro fácil, tal oferta era investigada pelo setor de alta tecnologia que fazia uso intenso de “contabilidade” para melhorar resultados onde o processo de elaboração interno implica em volume significativo de auto engano.

Os dados levantados nesse trabalho demonstra que a falência da Enron decorreu exclusivamente de problemas éticos: falta de escrúpulos dos executivos, ausência de supervisão pelo conselho de Administração e conduta antiética dos auditores da Andersen. A conjunção desses fatores permitiu a execução das fraudes e sua manutenção em sigilo por um longo período.

Texto resumido de http://pt.wikipedia.org/wiki/Enron e http://ascot1.dominiotemporario.com/doc/A12.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com