TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COM A COMPANHIA SOBRE A PRÁTICA DE ESTABILIDADE NA CIDADE DE PINHO-PR

Projeto de pesquisa: ESTUDO COM A COMPANHIA SOBRE A PRÁTICA DE ESTABILIDADE NA CIDADE DE PINHO-PR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4

2.1 CONCEITO 4

2.2 IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4

2.3 AGRONEGÓCIO E SUSTENTABILIDADE 5

2.4 AS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 6

2.5 SUSTENTABILIDADE NOS ÓRGÃOS PUBLICOS 6

3 PESQUISA COM EMPRESAS SOBRE A PRÁTICA DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE DE PINHÃO - PR 8

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda as questões sobre a sustentabilidade empresarial desde definição, aplicabilidade e análise de demonstrações contábeis sobre os investimentos sócios ambientais empresariais.

As empresas estão mais cientes de necessidade de implementação de praticas sócio ambientais no seu plano estratégico, embora os resultados sejam alcançados em longo prazo, essas atitudes aumentaram devido às cobranças oriundas de: órgãos administrativos, da sociedade e de clientes que a cada dia estão mais conscientes e buscando um desenvolvimento social e econômico de qualidade.

2 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

As empresas estão buscando cada vez mais diminuir os impactos ambientais nas suas atividades, e, estas ações de sustentabilidade são essenciais, atualmente são utilizadas para a elaboração de diversos produtos serviços.

2.1 CONCEITO

Sustentabilidade empresarial é uma soma de ações que a empresas adota, buscando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Segundo TACHIZAWA, “a responsabilidade socioambiental é a resposta natural das empresas ao novo cliente, o ‘consumidor verde’ e ecologicamente correto”.

Para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, praticas que visem o seu crescimento econômico, sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade. TACHIZAWA, afirma que: “a empresa verde passou a ser sinônimo de bons negócios e, no futuro será a principal forma de empreender negócios de forma duradoura e criativa”.

2.2 IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

A sustentabilidade empresarial tem funções importantes como: respeitar o meio ambiente, a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa perante os consumidores, os quais se tornaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente, e buscam cada vez mais adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis.

As praticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo, e não apenas atitudes que visem o marketing.

2.3 AGRONEGÓCIO E SUSTENTABILIDADE

O cenário da agropecuária foi alterado pelo surgimento de novas tecnologias mudando o modo de produção dos bens daí provenientes, tais mudanças ocasionaram o êxodo rural e mudanças na estrutura das propriedades, ou seja, a propriedade rural deixou de ser auto-suficiente para se tornar um centro de produção para o mercado urbano.

Em decorrência dessas mudanças a agropecuária se especializa a cada dia em determinado ramo do processo produtivo e, em um certo ramo de comercialização dos seus produtos.

Surge então um novo conceito para as atividades agropecuárias criado pelos professores a Universidade de Harvard, o termo agribusiness, que traduzido para o português com agronegócio possui o seguinte conceito:

Agronegócio é o conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação dos insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias até o processamento e distribuição e consumo dos produtos agropecuários in natura ou industrializados (ARAUJO, 2009,pg16).

O agronegócio busca uma forma de produzir, reduzindo os custos de produção e ao mesmo tempo aumentar a produtividade, aumentando a eficiência e eficácia, tornando os produtores celeiros do mundo, sendo necessário que esse desenvolvimento seja sustentável, ou seja, as propriedades agrícolas e seus gestores devem buscar o crescimento e desenvolvimento levando em consideração as variáveis éticas, sociais, políticas, respeitando o meio ambiente, sem perder o o foco financeiro dos negócios, agindo com pro - atividade e atuando de forma responsável.

A gestão sustentável evita desperdícios de investimento, recursos naturais e humanos, surgimento de passivos desnecessários, atuações e ações de responsabilidade civil, administrativa e criminal, o que favorece o proprietário na lucratividade e ao meio ambiente na questão de preservação.

2.4 AS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS E A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

As entidades sem fins lucrativos formam o “Terceiro Setor” e são alternativas para conduzir as ações da sociedade civil em busca da melhoria da qualidade de vida, tendo em vista o desenvolvimento social.

As organizações do terceiro setor possuem papeis importantes na sociedade, pois atuam de forma eficiente como prestadora de serviços e como agentes de mobilização social.

Assim como em outros países, no Brasil observa-se o crescimento do “Terceiro Setor” coexistindo com os dois setores tradicionais: o primeiro setor aquele no qual a origem e o destino dos recursos são públicos corresponde às ações do Estado, o segundo setor corresponde ao capital privada sendo a aplicação dos recursos revertidos em beneficio próprio. O Terceiro Setor constitui-se na esfera de atuação publica não estatal, formado a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos, no sentido do bem comum.

As organizações do Terceiro Setor compõem um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual incluem organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, entre outras entidades sem fins lucrativos.

Atualmente a maioria das organizações sem fins lucrativos percebe a importância de uma gestão eficaz, pois passaram a ter o conhecimento de que elas não sobrevivem apenas de boa vontade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com