TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identificação de Oportunidade

Por:   •  17/4/2015  •  Artigo  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

Aula-tema: Identificação de Oportunidade I e II. Esta atividade é importante para que você para compreender as ferramentas e sua aplicação quanto à identificação das oportunidades possibilitando ao empreendedor conhecer o mercado em que pretende atuar.

Passos

Passo 1 (Individual) Pesquisar na Internet e outros materiais disponíveis na biblioteca sobre o tema Identificação de uma oportunidade, realizando o fichamento das ideias centrais de cada material pesquisado. Não esquecer de que o material utilizado no decorrer do trabalho deverá ser devidamente referenciado.

Há diferenças entre ideias e oportunidades de negócio, Uma ideia mesmo sendo criativa, nem sempre representa uma oportunidade, por não poder ser realizada ou por não atender a uma necessidade humana. Já a oportunidade, é caracterizada por um conjunto de eventos, situações ou circunstancias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa, entre os clientes ou até na vida. Para que isso ocorra, é fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o cliente. O domínio desse conhecimento terá como resposta a aceitação e valorização de nova empresa, de uma atividade, de um produto ou serviço. A oportunidade deve ser variável, e para aproveita-la, o empreendedor precisa ser capaz de se organizar de forma a gerar os recursos necessários. As oportunidades estão espalhadas por todos os cantos, camufladas nas imperfeições do mercado, no alto custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade de produtos ou serviços. Uma ideia, uma opinião e uma experiência podem não ser necessariamente, uma oportunidade, mais uma oportunidade depende sempre de uma boa ideia.

Nossa Empresa:

Sorveteria “Mais Gostoso” está localizada em São Paulo capital, situada a rua General Glicério, centro de Santo André, onde se vende sorvete por kilo, banana Split, variedades de picolés de frutas e paletas mexicanas. Também aqui eles revendem água mineral e com gás, refrigerantes, sucos e todos os tipos de guloseimas, como balas e gomas de mascar.

A sorveteria “Mais Gostoso” é a simples ideia de vender sorvetes com qualidades e bom preço, pois vem ganhando admiração e o reconhecimento de seus consumidores com a qualidade de seus produtos, aprimoramento continuo contribuindo para o sucesso, tradição, preocupação em satisfazer seus clientes, vontade de crescer e investimentos em comunicação e infra estrutura.

Uma das estratégias de venda é sempre atrair o consumidor através de promoções e investindo no marketing.

Passo 2 (Equipe)

Reunir com o grupo e discutir quais os questionamentos a serem realizados para a

identificação de uma oportunidade de negócio quanto ao desafio apresentado, o

desenvolvimento de um Plano de Negócios de uma sorveteria.

Algumas questões essenciais são abordadas por Dornelas (2012) no capítulo 03 do PLT da

disciplina, sendo que podem ser utilizadas:

a) Qual mercado ela atende?

O estabelecimento atende todas as classes sociais, uma empresa que atende todas as idades, onde todos os tipos de clientes são bem recebidos.

b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

O retorno econômico é relativamente fácil de se medir, bastando as técnicas já consagradas do bom atendimento e qualidade do produto.

c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

As vantagens competitivas é uma boa estrutura, preço competitivo, diversidade de produtos, procurando sempre inovar e preços acessíveis, visando o bom atendimento com um ambiente familiar sempre em busca da avaliação do cliente, já que a concorrência não investe no marketing de vendas, não primam pelo bom atendimento e não fidelizam os clientes.

d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

Os sócios interessados na empresa, são empresários que investem no mercado alimentício. São quatro empresarias, sendo apenas duas empreendedoras em outras ramos, como uma loja de roupas e loja de varejo.

e) Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

O empreendedor sempre teve isso como um sonho e esta completamente comprometido com o estabelecimento, dedicando-se por inteiro em seu negócio, para a satisfação pessoal de cada cliente, para que ele se sinta a vontade de retornar.

Passo 3 (Equipe)

Realizar as análises prepostas no passo 02, por meio de pesquisa a sites específicos e

informações locais disponíveis em Associações Comerciais e Industriais e Entidades Locais.

Com base nos dados levantados dos aspectos gerais ligados ao empreendedorismo, como clientela, custos envolvidos e margem de lucro, entre outros.

Os fatores eu influenciam esse resultado foram o ponto comercial ser bom, a totalidade do capital ser próprio, não havendo necessidade de contrair dividas para terceiros.

Passo 4 (Equipe)

Apresentar todos os passos em forma de um relatório já com o nome da sorveteria

escolhido pela equipe ao professor da disciplina na data por ele estipulada, com as

seguintes informações:

1 Nome fantasia da sorveteria

Empresa: Mais Gostoso

Razão Social: Mais Gostoso Sorveteria LTDA

2 Breve histórico da empresa

A Mais Gostoso iniciara sua atividade no ramo de sorvetes. Proporcionara inovação e satisfação aos nossos clientes. O empreendimento terá uma área de piscina de bolinha para as crianças, estacionamento próprio, uma sala com espaço amplo, com mesas e cadeiras para o conforto, com capacidade de 70 pessoas.

O diferencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com