TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia De Planejar Uma Negociação

Ensaios: A Importancia De Planejar Uma Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  975 Visualizações

A importância de planejar uma negociação

O planejamento da negociação consiste na busca das informações necessárias ao processo, na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo.

Não obstante, a etapa do planejamento é muito trabalhosa e a menos excitante de todo o processo de negociação, muitos negociadores são tentados a relegá-las a um segundo plano, não dando a ela a importância devida.

Há dois aspectos básicos quanto ao planejamento na negociação: primeiro, que esta é, talvez, a etapa mais importante do processo; segundo, que a maioria dos negociadores não se prepara adequadamente para a negociação.

A resistência em realizar um planejamento formal decorre do receio de ser responsabilizado pelo plano elaborado, da idéia equivocada de que, em caso de insucesso, uma vez escrito o plano, este não pode ser mudado, bem como a dificuldade em articular e transcrever suas idéias.

COMO PLANEJAR UMA NEGOCIAÇÃO

Pode-se verificar a existência de vários pontos comuns para o processo de planejamento da negociação. Os procedimentos ou passos a serem seguidos durante o processo de planejamento da negociação podem ser agrupados em quatro etapas básicas, assim definidas:

1. Mapeamento da situação.

 Levantar e listar as informações:

Com novas

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com