TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Fluxo De Caixa

Trabalho Escolar: A Importancia Do Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O fluxo de caixa é um instrumento muito importante para as empresas que pretendem ter o controle de saída e entrada de seus recursos financeiros, se trata de uma ferramenta de análise em curto prazo e longo prazo a qual nenhuma empresa deveria abrir mão.

Como ferramenta útil para analisar a real situação e permitir o planejamento, bem como dirigir, controlar e organizar o capital financeiro, o fluxo de caixa torna-se essencial para a segurança das atividades financeiras de qualquer empresa.

Os administradores precisam ter informações confiáveis, de fácil entendimento e disponíveis em tempo hábil. Sem o fluxo de caixa não se sabe por exemplo se haverá dinheiro suficiente para sustentar as operações ou se haverá necessidade de contratar um financiamento.

Por mais simples que sejam suas atividades, a empresa tem por obrigação saber qual a sua movimentação financeira diária, mensal, trimestral e assim sucessivamente, afinal, é possível apresentar lucros e mesmo assim chegar a uma situação desagradável devido à má gestão dos recursos financeiros, comprometendo assim a saúde da empresa.

Referencial Teórico

Conforme Zdanowinz (2004), a gestão financeira tem como responsabilidade garantir que a empresa tenha recursos suficientes para honrar seus compromissos dentro do prazo previsto, buscar formas de potencializar os lucros quando possível e orientá-la na realização de novos investimentos.

O principal responsável por isso é o gestor financeiro, que deve planejar, selecionar e utilizar de forma adequada os recursos disponíveis, contando nesta tarefa com a ajuda das demonstrações contábeis.

Segundo Rosa e Silva (2002), a gestão financeira empresarial para ser efetiva precisa de um suporte orientado por um planejamento de suas disponibilidades. Para isso, o gestor precisa de ferramentas confiáveis que o ajudem a melhorar o rendimento dos excessos de caixa ou a prever a necessidade de eventuais financiamentos.

Diante disso, o fluxo de caixa constitui-se hoje como a ferramenta mais completa ao seu dispor. Para Silva (2006 p.11) “é o principal instrumento da gestão financeira que planeja, controla e analisa as receitas, as despesas e os instrumentos, considerando determinado período projetado.”

A elaboração do fluxo de caixa, de acordo com Silva (2006, p. 20), é uma das principais funções da gestão financeira com o objetivo da antecipação de possíveis problemas de liquidez da empresa, agindo de forma a resolvê-los proativamente.

De acordo com Zdanowinz (2004, p. 40), denomina-se fluxo de caixa de uma empresa o conjunto de entradas e saídas de valores ao longo de um período.

É importante ressaltar que o fluxo de caixa não é realizado somente com fatos ocorridos, mas também com previsões. Santos (2001, p.57) diz que “o fluxo de caixa é um instrumento de planejamento financeiro que tem por objetivo fornecer estimativas de caixa da empresa em determinado período de tempo à frente.”

Para Rosa e Silva (2002), o fluxo de caixa permite ao gestor programar e acompanhar os recebimentos e os pagamentos, possibilitando assim que a empresa opere de acordo com os objetivos e metas estabelecidos.

Permitindo desta forma ao gestor financeiro ter em mãos uma ferramenta que o informe tanto a curto, quanto a longo prazo e possibilitando assim a definição antecipada de como deverá proceder.

Metodologia

O objetivo desta pesquisa é identificar a importância da utilização do fluxo de caixa nas empresas como uma ferramenta de gestão, considerando a relevância desta ferramenta para a manutenção da saúde financeira da empresa. Além disso, visa analisar o grau de conhecimento dos gestores a cerca da elaboração do fluxo de caixa.

O presente estudo teve o seu objetivo alcançado diante do exposto da fundamentação teórica.

Para a realização do trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica elaborada e descritiva sobre o assunto em questão, tendo como base artigos, livros, dissertações e internet.

Resultados e Discussão

O ponto importante da administração financeira é o fluxo de caixa, o mesmo deve ser elaborado conforme a necessidade de cada empresa, buscando evidenciar a atividade preponderante na empresa e seus efeitos na gestão financeira.

Ao utilizar-se do fluxo de caixa, a organização precisará avaliar suas características de atuação e decidir inclusive qual seu nível satisfatório de capital de giro, garantindo assim a sustentação de suas atividades e/ou serviços.

A definição do nível ótimo de capital circulante líquido levará em conta as expectativas futuras da empresa, proporcionando um nível de segurança e rentabilidade adequada, passando pelo dilema risco-retorno. “[...] o equilíbrio financeiro exige vinculação entre a liquidez dos ativos e os desembolsos demandados pelos passivos.” (ASSAF NETO e SILVA, 2002, p.24).

Para uma boa análise do fluxo de caixa previsto e realizado, conforme demonstrado, é necessário que o administrador financeiro conheça todas as operações da empresa e que cada departamento repasse as informações corretas para a elaboração do fluxo de caixa.

A análise do fluxo de caixa leva os administradores a conhecerem a real situação financeira de sua empresa, pois segundo Matarazzo (1995) "a demonstração do fluxo líquido de caixa permite extrair importantes informações sobre o comportamento financeiro da empresa". Daí a importância do fluxo para as empresas. Podem ser extraídas informações, segundo Matarazzo (1995), como:

a) autofinanciamento das operações (compra, produção e vendas);

b) independência do sistema bancário de curto prazo;

c) gerar recursos para manter e expandir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com