TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Fluxo De Caixa Nas Empresas De Pequeno Porte

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Do Fluxo De Caixa Nas Empresas De Pequeno Porte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2013  •  3.872 Palavras (16 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Alexandre Prólico Szpyra

alexandre.prolico@battistella.com.br

Everton Luiz do Nascimento

everton@tha.com.br

Fabiano Salles de Andrade

salles@tha.com.br

Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER

RESUMO

As empresas, atualmente estão passando por um momento repleto de riscos e oportunidades, expansão e competitividade dos mercados, com isso tem-se uma maior necessidade das empresas buscarem ferramentas que as auxiliem no controle de seus recursos, para que estes, sejam usados de maneira adequada, a fim de alcançar um melhor objetivo para as empresas. Pode-se classificar o Fluxo de Caixa como um instrumento gerencial, cuja finalidade principal é a de auxiliar o processo decisório de uma organização, visando sempre atingir os objetivos esperados. O Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante para as empresas, pois auxilia os gestores nas tomadas de decisões e tem como resultado melhor eficiência na administração financeira das empresas.

INTRODUÇÃO

As empresas, em geral, estão passando por um momento repleto de riscos e oportunidades, e com a complexidade da economia, expansão e competitividade dos mercados, tem-se uma maior necessidade das empresas buscarem ferramentas que as auxiliem no controle de seus recursos, para que estes sejam usados de maneira adequada, a fim de alcançar os objetivos propostas pelas empresas.

Para que uma empresa possa administrar suas entradas e saídas de recursos, de modo eficaz, é indispensável que ela utilize ferramentas de controle financeiro, sendo o “Fluxo de Caixa” uma das mais utilizadas entre o meio empresarial. Pode-se classificar o Fluxo de Caixa como um instrumento gerencial, cuja finalidade principal é a de auxiliar o processo decisório de uma organização, visando sempre atingir os objetivos esperados.

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante para as empresas, pois auxilia os gestores nas tomadas de decisões e tem como resultado melhor eficiência na administração financeira das empresas.

É uma ferramenta de controle que auxilia na previsão, visualização e controle das movimentações financeiras de cada período. Sua grande utilidade, é permitir identificar (especialmente prévia, mas também posterior) sobras e faltas no caixa, possibilitando ao gestor planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho.

As empresas de pequeno porte, são administradas pelo próprio dono, que geralmente não tem noção de administração financeira, gerando muitos problemas como: pagamentos, recebimentos, adiantamentos e previsões de recursos, tendo como resultado a ineficiência financeira da empresa.

O número de pequenas empresas está aumentando gradativamente, e muitas delas não tem ferramentas eficaz para seu controle financeiro, com isso torna-se importante a implantação de um Fluxo de Caixa, para nortear o gestor a: controlar melhor seus recursos financeiros; melhorar as tomadas de decisões e honrar seus compromissos curto e a longo prazo.

Com todo estes aspectos, mostrando a importância do fluxo de caixa, perguntamos, será que o gestor de uma empresa de pequeno porte dá importância para a ferramenta ? o objetivo é demonstrar a importância da ferramenta e de acordo com todos os assuntos abordados acredita-se que a empresa de pequeno porte tenha resultados satisfatórios com eficácia. A metodologia usada no artigo é a bibliográfica, contando com livros de autores com grande reputação.

DEFINIÇÕES DE FLUXO DE CAIXA

Fluxo de caixa é um mecanismo que apura a resultante entre o fluxo de entradas e o de saídas de moeda corrente em determinado período de tempo, ou como sendo um conjunto de procedimentos que permite, antecipadamente, avaliar as decisões pertinentes à administração de recursos financeiros.

Denomina-se fluxo de caixa de uma empresa ao conjunto de ingressos e desembolsos de numerários ao longo de um período determinado. O fluxo de caixa consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma empresa , considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens do ativo. De forma mais sintética pode-se conceituar : é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado. ZDANOWICZ (1986, p.. 37)

FLUXO DE CAIXA: OBJETIVOS

O fluxo de caixa é uma ferramenta que lista todas as entradas e saídas dos recursos financeiros de um determinado período e demonstrando ao gestor necessidades de recursos de terceiros, aplicações, tendo o domínio financeiro da situação da empresa, de acordo com Zdanowicz (1986, p. 24) “ O fluxo de caixa tem como objetivo básico, a projeção das entradas e das saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar e necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais tentáveis para a empresa”.

Outro objetivo do fluxo de caixa é aplicação de recursos próprios em investimentos e recursos mais rentáveis, melhorando a vida financeira da empresa. Com isso permite facilitar análises mais precisas de empréstimos e investimentos, financiar valores em períodos sazonais, estabelecendo maior liquidez para a empresa.

As pequenas empresas precisam estar mais preparadas e atentas para que possam desempenhar uma boa administração, para que possam permanecer mais tempo no mercado, assim sendo, tornasse importante ter um fluxo de caixa que possa ter informações adequadas e confiáveis, dando suporte as tomadas de decisões. O fluxo de caixa é considerado uma ferramenta muita rica para a gestão financeira, pois através da mesma demonstra valores de recursos próprios e/ou de terceiros. Com isso o gestor tem melhor visibilidade para administrar seus recursos e estar atento, buscando melhores alternativas para a empresa.

Segundo Silva (2007, p. 474) “O fluxo de caixa (cash flow) é considerado por muitas analistas um dos principais instrumentos de análise, proporcionando-lhes identificar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com