TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A compreensão do fluxo de caixa, virando-se para a sua importância na aprendizagem associações

Artigo: A compreensão do fluxo de caixa, virando-se para a sua importância na aprendizagem associações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

4

A demonstração do fluxo de caixa veio como um excelente modelo capaz de atender as necessidades de seus usuários, auxiliando a gestão financeira, visto que em uma economia estável como no Brasil, a gestão do caixa influencia diretamente na capacidade de pagamento e nos resultados das empresas. O tema abordado se desenvolve a partir da questão da dificuldade em sua implantação nas pequenas e médias empresas pela falta de conhecimento e habilidade dos administradores. O objetivo deste estudo constitui em entender o fluxo de caixa, abordando sua importância nas cooperativas de ensino, com a finalidade geral de demonstrar esta ferramenta como uma auxiliadora nas tomadas de decisões e de melhoria dos recursos financeiro. Verifica-se que a implantação de sistemas integrados de informações (software) se torna imprescindível para a avaliação e acompanhamento progressivo dos resultados. O controle correto permite uma visualização antecipada das necessidades ou sobras de caixa no curto prazo, auxiliando o gestor a planejar melhor seu negócio, podendo selecionar o uso de linhas de créditos menos onerosas ou utilizar/aplicar suas disponibilidades da melhor forma. A escolha do modelo e da periodicidade a ser adotada deverá ser feita conforme a necessidade de cada empresa. O sistema de fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira e pode ser utilizada em todas as empresas, não importando o seu porte. Sua implantação auxilia no processo administrativo-financeiro, as medidas tomadas certamente levarão a bons resultados com a manutenção do fluxo de caixa equilibrado, boa rentabilidade, baixa inadimplência e um controle mais rigoroso das despesas.

5

Numa inflação que gira em torno de três dígitos, toda a agilidade na gestão dos recursos da empresa é necessária. O dinheiro não deve ficar ocioso nem um dia sequer e, em função das significativas diferenças de taxas entre fontes captadoras de investimentos, o esforço investido na busca das melhores taxas normalmente é compensador. Do lado dos investimentos, a empresa deve, antes de qualquer coisa, estabelecer uma divisão clara entre os excedentes de que dispõe para investimentos em prazos maiores e aqueles dos quais só dispõe para poucos dias. Além disso, deve questionar não só as modalidades de papéis oferecidos pelos bancos, como também as taxas, mesmo as dos bancos com os quais se trabalha. Do lado da captação é importante consultar sempre um número razoável de bancos, exigir mais daqueles aos quais a empresa dá vantagens, como recolhimento de taxas, impostos e obrigações sociais, e não deixar de lançar mão de vantagens ou privilégios a que se tem direito, como a de empréstimos especiais para pequenas e médias empresas. Além disso, a empresa deve verificar sempre as vantagens de lançar mão de outros recursos para suprimento de caixa, como o de solicitar alguns dias a mais para pagamento das compras de maior vulto.

6

Sim já que a demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR) destina-se a comprovar, num determinado período, as modificações que originaram as variações no capital circulante líquido da empresa, além de apresentar informações sobre financiamentos e empréstimos (ou seja, origens de recursos) e investimentos (ou seja, aplicações de recursos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com