TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Contabilidade Nas Micro E Pequenas Empresas

Trabalho Universitário: A Importância Da Contabilidade Nas Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da contabilidade nas micro e pequenas empresas

Abrir uma micro ou pequena empresa no mercado é sonho de muitos empreendedores. Todos os meses, é possível encontrar novas empresas no mercado. Porém, da mesma forma que vemos muitas delas abrirem, vemos também muitas fecharem com menos de um ano no mercado.

Não é raro ver micro ou pequenos empresários que somente contratam escritórios de contabilidade para se manterem em dia com o Fisco. Ainda é muito comum a visão de que o contador é um profissional que lida diretamente com tributos e nada mais. Mediante esse tipo de pensamento é que muitas empresas têm saído rapidamente do mercado, pois balanços patrimoniais, controle de estoque e outras informações essenciais são deixadas em segundo plano.

Quem nunca ouviu falar na palavra "Contabilidade", Guarda Livros, Contador ou atuais Contabilistas, profissionais que utilizam técnicas, normas e éticas, objetivando a escrituração e elaboração das demonstrações contábeis, tais são imprescindíveis para o controle de grandes, pequenas e micro empresas. Uma vez que essas informações geradas são disseminadas, passam a ter grande valor aos Empresários, Sócios, Acionistas, Fisco, Fornecedores, Bancos, Investidores e etc..., para análise de resultados, índices, e avaliações de

bens, direitos e obrigações.

Portanto, podemos dizer que o contabilista é aquele que cuida da saúde financeira de uma empresa, ajudando o empresário a decidir no que investir, o quanto gastar, qual margem de lucro determinar.

Não temos duvidas que a carga tributaria no Brasil é muito alta, mas estudos afirmam que sem controle de fluxo de caixa, patrimônio, capital de giro, e ainda utilizar o dinheiro da empresa para comprar objetos pessoais para o próprio empresário fará com que a empresa não sobreviva no mercado, além de ser errado, é pratica proibida.

A contabilidade é fundamental para garantir um bom negocio, uma boa produção e venda, além de ser ponto vital para o crescimento sustentável.

Principais princípios contábeis

PRINCÍPIO DA ENTIDADE - O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE - O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL - O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com