TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Escolha Dos Fornecedores

Dissertações: A Importância Da Escolha Dos Fornecedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  5.065 Palavras (21 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DOS FORNECEDORES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA DE INFORMÁTICA

Núbia da Paz Ferreira1

Resumo:

O presente artigo objetiva mostrar a importância da escolha dos fornecedores para a empresa SOS Equipamento. Quanto a abordagem, utilizou-se a pesquisa exploratória através de pesquisas bibliográficas, assim foi possível adquirir um conhecimento suficiente para o desenvolvimento do mesmo. Como resultado pode-se destacar a importância de se escolher os fornecedores para a empresa, afim de ter bons produtos, com marcas conceituadas afim de atender as exigências dos clientes no ramo da informática. Como resultado dessa pesquisa feita após a escolha de seus fornecedores pode-se comprar marcas famosas e de qualidade com preços menores, sendo repassados aos clientes com segurança e aumento nos lucros. A escolha de um bom fornecedor ajuda a empresa a buscar melhorias contínuas, afim de atender aos clientes que costumam ficar atualizados conforme as inovações tecnológicas que o mercado oferece. Dessa forma a empresa obterá sempre o sucesso e o seu avanço tecnológico.

Palavras chave: Fornecedores, informática, melhorias contínua.

1INTRODUÇÃO

A importância em se escolher bons fornecedores para a empresa resulta em uma competitividade no mercado onde as buscas incansáveis por atualizações exige um diferencial de qualidade para que a empresa tenha eficiência nas vendas. O presente artigo mostra as diferentes maneiras de que a empresa tem para conseguir bons fornecedores para garantir a expansão dos seus negócios no mercado atual. A escolha dos fornecedores irá garantir para a empresa total segurança nos produtos que serão vendidos aos clientes finais, dessa forma a satisfação e a confiabilidade do cliente irá trazer benefícios e lucros para a empresa.

A escolha de bons fornecedores para a empresa influenciam significativamente para a sua expansão no mercado, quanto mais atrativo o produto e o preço for para o cliente, mais lucros a empresa obterá e assim ganha a confiança do cliente final. A empresa deve optar em fornecedores que tenham preços e prazos atrativos afim de repassar para o cliente final, oferecendo aos clientes novidades e reposições continuas.

2 A IMPORTÂNCIA DOS FORNECEDORES

Para toda empresa ter bons fornecedores de produtos e matérias -primas são de extrema importância para o seu desenvolvimento mercadológico, pois é através dos fornecedores que a empresa irá gerir lucros, ou seja, tendo bons representantes que possam suprir as necessidades do estabelecimento com uma marca conceituada e que tenham garantia, irá garantir a expansão da empresa no mercado, gerando cada vez mais lucratividade. É necessário saber escolher os fornecedores, pois a garantia de satisfação dos clientes, também será apresentada da forma que são repassados os mesmos, os produtos vendidos, e a garantia de lucros para a empresa depende de uma parceria entre bons fornecedores e a garantia da qualidade que será repassada ao cliente final.

Historicamente, o foco da atenção em todas as operações recaem sobre a área produtiva, seja através do gerenciamento de pessoas, novas tecnologias ou novos processos produtivos. Entretanto, cada vez mais as empresas vêm focalizando seus esforços num conjunto restrito e bem definido de tarefas, passando a comprar cada vez mais materiais e serviços de fornecedores, tornando a função compras cada vez mais importante.

Segundo Hartley (1998), a interação com os fornecedores é benéfica e promoverá o

desenvolvimento de uma nova estrutura. Criará, em todos os departamentos, uma nova classe de diretores mais diligentes e orientados ao lucro. Motivará seus diretores a se questionar-se sobre os rumos seguidos pela corporação. As empresas passam a ver seus fornecedores como parceiros estratégicos para a permanência no mercado. Formam desse modo, além dos fornecedores, com todo a cadeia de suprimentos estratégias coletivas, para que todas as empresas possam trabalhar sob uma mesma orientação de negócios para o mercado.

Christopher (1999) afirma que uma das maiores mudanças industriais das últimas décadas é a especialização por parte das empresas no seu negócio principal, terceirizando muitos processos. À medida que esse processo de terceirização aumenta, a articulação das relações entre os membros da cadeia torna-se essencial. Para gerar vantagem competitiva, a cadeia de valor deverá ser mais econômica e/ou eficiente. Assim, as organizações terceirizadas não devem ser vistas como subcontratadas; e sim como verdadeiras parceiras na cadeia de valor ampliada.

Drucker (1997) afirma que os acordos mantidos com fornecedores podem proporcionar uma vantagem no mercado.

Se os fornecedores [...] pudessem fazer parte de uma equipe de processo integrado, [...] seria mais provável que fossem desenvolvidos produtos inovadores, que satisfizessem as necessidades de clientes e consumidores - de maneira mais lucrativa para os membros da cadeia integrada. CHRISTOPHER, 1999, p. 104.

3 RELAÇÕES ENTRE EMPRESA E FORNECEDOR

Porter (1986), explica que os fornecedores constituem elos da cadeia produtiva pelos insumos que criam e entregam a uma empresa. O insumo que fornecem é imprescindível ao negócio do comprador, acarretando influências no processo de produção ou na qualidade de seus produtos, especialmente se o insumo fornecido não é armazenável ou se há poucas opções de fornecedores. Além disso, esses parceiros estratégicos podem influenciar na variação de preço dos bens e serviços fornecidos, com impactos em toda a cadeia produtiva. Para o autor essa complexidade requer um alto nível de comunicação e controle, especialmente em um mercado global exigente por qualidade dos produtos. Nesses casos, é imprescindível criar forte ligação com o terceirizado, sob o risco de perder competitividade e de arcar com a responsabilidade sobre práticas sociais, econômicas ou ambientais irregulares desses fornecedores. Por isso, muitas organizações gerenciam relações com os terceirizados como se estes fossem de sua organização interna.

3.1 ESCOLHA DOS FORNECEDORES

Para Francischini e Gurgel (2002, p.61), nenhum sistema produtivo pode fabricar produtos ou prestar serviços com qualidade se os materiais utilizados, ou os serviços adquiridos, não estiverem destro das especificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com