TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Estatística Dentro De Uma Organização Empresarial E Como As Organizações Devem Valorizar E Preocupar Com O Comportamento Dos Indivíduos

Artigo: A Importância Da Estatística Dentro De Uma Organização Empresarial E Como As Organizações Devem Valorizar E Preocupar Com O Comportamento Dos Indivíduos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  5.994 Visualizações

Página 1 de 5

1 Introdução

No mundo globalizado que vivemos, exige que os indivíduos e as organizações estejam capacitados a estudar e a entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Muitos destes fenômenos levam muito tempo de dedicação, a fim de serem compreendidas e retirar delas informações que substituíram as decisões a serem tomadas. Estas cada dia mais carente de velocidade e precisão. Com os avanços no campo da Tecnologia da Informação, envolvendo todas as atividades e soluções providas por recursos de computação (hardwares e softwares), a partir da metade do século XX e atualmente, tendo como consequências o aumento significativo da capacidade de produzir, armazenar e transmitir informações, associados ao crescimento acentuado da demanda por informações num mundo globalizado, vêm exigindo da estatística avanços paralelos no desenvolvimento de metodologias e novos indicadores cada vez mais complexos (Ignácio, 2010). O objetivo desta atividade é avaliar a importância da estatística nas organizações e como podem auxiliar no processo de tomada de decisão, e também como ocorre a relação entre o indivíduo e a organização empresarial.

2 Desenvolvimento

A estatística revolucionou a ciência através do fornecimento de modelos úteis que sofisticaram o processo de pesquisa na direção de melhores parâmetros de investigação, permitindo orientar a tomada de decisões nas políticas socioeconômicas (Salsburg, 2009). A estatística encontra aplicações em quase todos os campos da atividade humana, seu uso não esta restrito apenas aos profissionais de matemática e estatística, ela serve praticamente a todas as áreas do conhecimento, possibilitando a evolução destas, através de comprovação numérica por ela viabilizada. Além do mundo acadêmico, a estatística tem aplicação fundamental no mundo corporativo, principalmente com o aumento do tamanho das empresas e dos mercados. Praticamente todas as empresas necessitam de informações estatísticas para tomarem suas decisões importantes (Garcia, 2010).

A chegada de computadores pessoais cada vez mais poderosos foi decisiva e fez com que a Estatística se tornasse mais acessível a indivíduos dos diferentes campos de atuação. Atualmente, os equipamentos e softwares permitem a manipulação de grande quantidade de dados. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção nas empresas (Ignácio, 2010). Através da estatística as empresas são capazes de preverem cenários em seus planejamentos de maneira a evitar gastos extraordinários e determinar estratégias para o melhor desenvolvimento da empresa.

A estatística pode contribuir de forma essencial no processo de decisão. Mas é preciso que seja feito uma escolha de métodos estatísticos adequados, para tornar possível a obtenção de informações precisas dentro de uma organização empresarial. Normalmente, as empresas armazenam grandes volumes de dados sobre as suas operações. Estas grandes bases de dados e a aplicação de técnicas estatísticas e de mineração de dados geram informações relevantes para a tomada de decisão.

Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e disseminação do conhecimento. A velocidade de informações pode determinar o sucesso ou fracasso de um empreendimento. Por isto, é importante identificar como ocorre a relação entre o individuo e a organização empresarial.

Não basta a empresa ser tecnologicamente evoluída, é necessário que seu quadro de funcionários esteja atualizado, caso contrario isso poderá conduzir a empresa para o fracasso. Se a equipe falhar em função de dificuldades profissionais, desentendimentos internos, indisciplina e má gestão, por exemplo, certamente contribuirá para o insucesso da empresa.

Por isto, as organizações empresariais precisão se preocupar com as relações humanas no trabalho, pela necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. O que as empresas precisam é buscar valorizar os funcionários como ser humano, estes às vezes esquecido e sufocado atrás da tão falada tecnologia, que e vista como um dos principais fatores de avanço, lucratividade e expansão organizacional. Neste contexto, deve visualizar que o trabalho e o ato de trabalhar precisam caminhar juntos, rumo ao objetivo de satisfazer tanto as necessidades da empresa quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com