TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Endomarketing Para Melhoria Da Produtividade Nas Empresas

Monografias: A Importância Do Endomarketing Para Melhoria Da Produtividade Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 9

-A importância do Endomarketing para melhoria da produtividade nas empresas

Janayna Daylla Feitosa¹

Resumo

Este estudo representa uma abordagem sobre o tema Endomarketing, descrevendo seu conceito, como sendo um dos instrumentos do Marketing Interno em uma empresa, dando-lhe também a devida importância ferramenta de uma gestão diferenciada. Em seguida serão destacados argumentos que destacam a importância dos chamados clientes internos ou colaboradores. Na sequência apresentam-se os Principais focos do endomarketing que constituem as ferramentas de ação na implantação de programas de Endomarkting. No ambiente interno, a comunicação destina-se a manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na empresa, como um fator de motivação e participação, tendo como meio principal a criatividade.

Palavras-chaves: Endomarketing. Comunicação Interna. Motivação e Comunicação. Marketing para colaboradores.

introdução

A complexidade no atual mundo competitivo das organizações e sua interação com os ambientes têm forçado cada vez mais empresas a buscarem e aplicarem de forma mais ou menos estruturada programas internos de qualificação dos colaboradores e ferramentas de integração entre setores para ganhos qualitativos no clima organizacional no sentido de fomentar melhoria nos relacionamentos com o cliente externo. 

Com base nestes acontecimentos surgiu a necessidade de se trabalhar o endomarketing, que significa, “Endo” vem do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”, sendo assim o Endomarketing quer dizer “marketing para dentro”.

É toda ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos (SILVA, 2006, p. 16), Tem como finalidade mostrar para as empresas a grande importância de implantação do marketing para clientes internos e o rendimento através de resultados obtidos pela satisfação do cliente interno. É importante a empresa valorizar seus colaboradores porque eles fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização de clientes externos. A comunicação interna também pode e deve se propor a ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes em seu ambiente de trabalho onde, em tese, passam pelo menos um terço de suas vidas.

Afinal, funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contrapropaganda cada vez que multiplicam fora da empresa à sensação de descontentamento que dominam.

Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para servir os clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e principalmente, qualificação do funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço onde atuam. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.

“O funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe” (SKORA, 2006, p. 08).

O Endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma consequência do Endomarketing.

O objetivo deste artigo é abordar o endomarketing como sendo um instrumento de conquista interna e desenvolvimento da empresa, mostrando-o também como uma nova forma de gestão.

Principais focos do endomarketing

No século XXI, marcado pela Globalização e os constantes Avanços Tecnológicos, a comunicação empresarial ganha destaque e novas ferramentas como web sites, blogs, twirter e intranet que aliadas a estratégias organizacionais oferecem as empresas um leque de opções de interatividade com seus públicos internos e externos.

Como uma ferramenta de Marketing de relacionamento, o Endomarketing oferece um diferencial competitivo, não só na gestão de pessoas mais também como ferramenta para conquistar clientes, pois a principio temos de levar em conta alguns conceitos básicos para se chegar a um foco em comum a excelência. Segundo Bekin (1995), para que as empresa tenham uma visão diferenciada devem partir de três idéias básicas que podem fazer um grande diferencial no mercado competitivo onde estão inseridas:

- Estamos num mercado orientado para o cliente. Clientes só podem ser conquistados e retidos com um serviço excelente;

- Funcionários têm expectativas e constituem o primeiro mercado para a organização. Assim, funcionários devem ser tratados como clientes e valorizados como pessoas;

- Excelência de serviços para os clientes e gerenciamento de recursos humanos significa envolver e comprometer os funcionários com os objetivos e decisões da empresa;

Quando partimos deste conceito já sabemos que em primeiro lugar estão os colaboradores, pois constituem a base de qualquer empresa. Quanto mais envolvidos os funcionários com a empresa, mais resultados positivos irão gerar para alcançar metas e objetivos com excelência.

Kotler (2000, p.44) faz referencia que o marketing interno (funcionários) deve utrapassar o marketing externo (clientes). “Não faz sentido prometer serviço excelente antes dos funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo.” Tendo por base Kotler, o Endomarketing entra em cena para promover a organização para seu proprio colaborador, a fim de motivá-lo, visando uma maior interação e compromentimento entre empresa-funcionário.

O endomarketing trabalha diratamente ligado com recursos humanos, com o intutito de criar/desenvolver melhorias, informações, treinamentos, interação para melhor atender as necessidades relacionadas ao público interno da empresa, "O elemento humano é peça fundamental na prestação dos serviços, por isso é necessário qualificá-lo e motivá-lo para que desempenhe suas funções da forma esperada." (GUTIERREZ; COELHO, 2008).

Endomarketing como Ferramenta de Gestão

No mundo atual as organizações estão cada vez mais complexas e competitivas, ou seja, cada vez mais precisando se diferenciar das demais para se ter um bom resultado, como toda empresa seus desejos são o seu crescimento, conquistar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com