TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de melhoria da empresa em relação ao constante adaptação às condições do mercado

Pesquisas Acadêmicas: Estratégia de melhoria da empresa em relação ao constante adaptação às condições do mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................. 03

DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 04

2.1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ..................................................... 04

2.2 GESTÃO DO CONHECIMENTO ............................................................... 04

2.3 CAPITAL INTELECTUAL ...........................................................................

04

2.4 EMPRESA .................................................................................................. 04

2.5 ADMINISTRADOR .................................................................................... 04

2.6 AMBIENTE ................................................................................................ 05

2.7 TECNOLOGIA ............................................................................................

05

2.8 ESTRATÉGIA ............................................................................................. 05

2.9 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – APO ........................................... 06

2.10 QUADRO COMPARATIVO ......................................................................

07

CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................. 09

BIBLIOGRAFIA .............................................................................................

10

INTRODUÇÃO

As “Ênfases nas competências e na competitividade” propõem um constante desenvolvimento e crescimento na capacitação profissional com a junção de conhecimentos formais (cursos, treinamentos) e informais (líderes, colegas, aprendizado com os erros, troca e acumulo de experiências) melhorando a estratégia das empresas em relação à adaptação constante às condições de mercado visando também o comportamento e efeitos no ambiente.

DESENVOLVIMENTO

2.1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

É uma junção de conhecimentos formais (cursos, treinamentos e etc.) e informais (líderes, colegas, aprendizado com os erros, troca e acumulo de experiências) que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerente com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados. A noção de que as organizações são (ou devem ser) sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores.

2.2 GESTÃO DO CONHECIMENTO

Segundo Chiavenato e Sapiro é o processo sistemático de buscar, selecionar, organizar, destilar e apresentar informação no intuito de melhorar a compreensão do colaborador em uma área específica de interesse.

2.3 CAPITAL INTELECTUAL

As pessoas que hoje são vistas de maneira diferente. Elas não são mais somente trabalhadoras! Passaram a ser colaboradores. Hoje cada vez mais as organizações precisam de cabeças pensantes que é chamado capital intelectual. E isso está escasso.

2.4 EMPRESA

É uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas, ou de mercados, e obter lucro. Para obter lucro e atender o compromisso com sua prosperidade, o empregador precisa adquirir recursos, estruturas um sistema de operações e assumir um compromisso de satisfação do cliente e outras partes interessadas.

2.5 ADMINISTRADOR

Responsável pelo planejamento de toda a estratégia e gerenciamento de uma organização. Sua atuação é de grande abrangência nas diferentes áreas da organização. O administrador precisa tomar decisões. Decisões essas que são chamadas de processo ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Tem a responsabilidade de conduzir pessoas, processos e recursos com a obrigação de transformar os recursos disponíveis em produtos e serviços de forma eficaz e com eficiência.

2.6 AMBIENTE

Segundo Heimstra (1978, p.3), o ambiente físico compreende tudo o que nos rodeia, e ainda, divide o ambiente físico em dois tipos: o construído ou modificado pelo homem e o natural. Existe um grande interesse em relação ao relacionamento existente entre um comportamento do homem e as características do ambiente físico, tais como: os espaços das construções nos quais ocorrem o comportamento, o projeto de instituições e a maneira como as características de um projeto podem afetar o comportamento e os efeitos da vida urbana sobre os mesmos.

2.7 TECNOLOGIA

A tecnologia é o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas. No contexto atual da economia globalizada, uma empresa que não desenvolve suas próprias tecnologias de produto e de processo não é competitiva.

As organizações ( e todos os tipos de grupos sociais) transformam o conhecimento e a experiência em recursos, produtos e serviços, desde a fabricação de pães até a exploração do código genético humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com