TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância E Aplicação Da Estatística:

Ensaios: A Importância E Aplicação Da Estatística:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Diante da globalização, desenvolvimento tecnológico e econômico que estamos vivendo a responsabilidade de administrar uma organização tornou se uma tarefa desafiadora.

O aumento do consumo por parte da população, a velocidade que circula as informações, a ampliação de produtos similares, a facilidade e acessibilidade aos produtos nacionais e importados estabeleceu uma relação de competitividade e instabilidade que exige dos gestores respostas rápidas, precisas e alinhadas às situações.

Para isso é necessário obter o máximo de informações possíveis para tomar as decisões.

A estatística é um conjunto de técnicas (metodologia) desenvolvidas para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados quantitativos que possibilita a utilização dos mesmos para o conhecimento da situação analisada.

As informações obtidas através da análise dos dados coletados geram índices que permitem aos gestores conhecer, por exemplo, o perfil dos clientes, seu interesse em relação ao produto, o crescimento da empresa, a situação do mercado, e gera condições de planejar ações futuras, além de garantir economia dos recursos, possibilitar testes antes das decisões e economia dos recursos.

A estatística pertence à matemática, mas sua aplicação abrange todas as áreas do conhecimento: como a sociologia pela necessidade de conhecimento da população, a meteorologia pela necessidade de conhecimento sobre o tempo e seus reflexos na agricultura, a biologia que estuda as doenças, suas causas e consequências, dentre outras áreas.

A análise por meio da probabilidade está associada a uma margem de incerteza. A teoria da Probabilidade procura quantificar a incerteza existente em determinada situação.

Dessa forma a interpretação correta dos valores obtidos é essencialmente importante para que as conclusões auxiliem verdadeiramente os gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com