TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do “Franchising” no processo de distribuição varejista no Brasil

Por:   •  30/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

A importância do “Franchising” no processo de distribuição varejista no Brasil

1 – Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar o sistema de franquias para a expansão dos negócios do varejo?

Vantagens:

 Iniciar um negócio com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado. Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos ou serviços já foram testados no mercado.

 Apoio do franqueador. As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pela sua marca.

 Plano de negócio. O pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo ou habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. Contar com o apoio de um franqueador, podendo instalar e expandir com menor risco financeiro.

 Garantia de mercado. O franqueado aproveita a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado, planejou a expansão e é conhecedor do perfil dos clientes. O franqueador recebe informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir ou vender e às estratégias de seus concorrentes.

 Planejamento dos custos de instalação. Numa franquia, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos. Oferece o apoio necessário à construção e instalação da unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Num negócio independente, os custos de instalação muitas vezes fogem da previsão, causando problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.

 Economia de escala. Os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede, haverá uma redução nos investimentos e, ainda, será possível melhorar a qualidade da propaganda e reduzir os preços obtidos através da central de compras da rede e o investimento nos ativos fixos como: máquinas, equipamentos e instalações, sofrem redução pela quantidade.

 Pesquisa e desenvolvimento. O custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoamento daqueles já existentes, caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.

 Lealdade do canal de distribuição. Tratar-se de uma parceria firmada entre franqueadores e franqueados para o sucesso da rede.

 Maior giro do estoque. Devido as preferências específicas em cada mercado, é possível vender em algumas lojas franqueadas os produtos que se encontrem em estoque nas demais.

 Divulgação da marca. Cada ponto de venda divulga a marca franqueada, fortalecendo-se e tornando-se mais competitiva perante a concorrência, por atuar em vários locais.

Desvantagem:

 Pouca flexibilidade. Os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O objetivo das auditorias é detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado, atuando nos controles financeiros e contábeis, assim como no controle de operações reorientando para o rumo certo na gestão do negócio. O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede. O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.

 Risco de ocorrência de falhas no sistema. Ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode fazer mau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com