TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Economico Do Brasil Vargas

Artigos Científicos: Processo Economico Do Brasil Vargas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de industrialização no mundo começou na Inglaterra e espalhou-se pela Europa em meados do século XVIII, nesse período o Brasil era colônia de Portugal e sofria com os efeitos do Pacto Colonial e com isso não era permitido a abertura de industrias, assim cabendo os colonos a comprar produtos manufaturados de Portugal. Mas no final do século XIX e inicio do XX o modo de produzir pelas industrias começou a se desenvolver no Brasil, pois os ricos cafeicultores de São Paulo tinham capital de sobra e começaram a investir em industrias. Nessa primeira fase as principais atividades era no setor de processamento de alimentos e tecidos, essa industrias eram de pequeno e médio porte e eram tocadas pela burguesia que estavam desenvolvendo- se muito, concentradas a maioria nos centro urbanos da região sudeste.

Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a republica velha ou também conhecida como republica do café com leite, este período é conhecido no Brasil pela oligarquia dos políticos dos estados de São Paulo e Minas Gerais, que tipicamente revezavam seus lideres governantes na presidência da republica. Este sistema se tornava praticamente fechado para candidatos e demais seguimentos de outras regiões do país. Em março de 1930 foi eleito o presidente Julio prestes, entretanto devido a diversas manifestações, supostos crime de assassinato de João Pessoa aliado de Getulio Vargas opositores de JP nas eleições e outros fatos em cerca de três meses ocorre o golpe político por parte dos militares e Getulio Vargas assume o poder.

Para entendermos o processo econômico do Brasil após a republica velha, é importante entender que o pais ainda se mantinha até o inicio dos anos de 1930 em um modelo de agro exportador, de produtos em principal o café e matérias primas e possuía ainda um sistema de exploração da Mao de obra, nenhuma estrutura física para transporte e comercialização . Após o ano de 1930 podemos dizer que o Brasil sofreu um explosão de desenvolvimento neste segmento, pois se inicia então um governo que duraria ao todo 18 anos no pais e seria o ponta pé para o crescimento, o mandato de Getulio Vargas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com