TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Do Clima No Desempenho Da Economia Cearense

Ensaios: A Influência Do Clima No Desempenho Da Economia Cearense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 5

SOARES, Daniel Cirilo Suliano¹ Klinger Aragão Magalhães² Rogério Barbosa. A influência do clima no desempenho da economia cearense. 2009. 14 f. Texto Para Discussão (Artigo) - Departamento de Secretaria do Planejamento e Gestão- Seplag e Instituto de Pesquisa e Estratégias Econômica do Ceará- Ipece, Governo do Estado do Ceará, Fortaleza, 2009.

O clima do estado do Ceará afeta diretamente o desenvolvimento econômico dessa região. Visto que é, uma das regiões menos favorecidas do Brasil,já que a escassez de chuva em determinado período do ano é um problema registrado desde o período colonial. Assim, o desenvolvimento agrícola do Ceará está diretamente associado com a distribuição das chuvas.

Quando se estuda as relações de casualidade desses dois fatores, clima e economia, pode-se perceber o grau de suscetibilidade entre elas, pois regiões onde as chuvas são , em sua grande maioria, acabam tendo uma fragilidade econômica perceptível, e como consequência disso uma fragilidade social também.

O Ceará geograficamente se encontra no semi-árido,onde as precipitações são bastantes concentradas em somente um período do ano, tendo assim uma má alocação das chuvas sob o território.

É importante saber a diferença entre seca e escassez hídrica. A escassez hídrica pode ser criada artificialmente a partir de uma elevada exploração desse recurso, já a seca é uma falta de água gerada ‘’naturalmente’’, embora exista a intervenção do homem. Desse modo um dos grandes problemas da seca é sua imprevisibilidade,pois não se pode prever ao certo quanto tempo irá durar a estiagem e seu grau de severidade , e dessa maneira pode-se caracterizar a seca como um hazard , função de risco, e também como um desastre.

Sobre essa perspectiva de hazard, é levantada a questão da vulnerabilidade econômica, pois quanto maior a falta de chuva, maior vai ser o agravamento da pobreza para uma grande maioria da população,como a água está intimamente associada a pobreza temos esse dado“ A meta de redução da pobreza até 2015 está diretamente relacionada às questões de realocação dos recursos e uso da água.”(Departamento Internacional do Reino Unido DAD-2000).

Como o Ceará é um estado predominantemente pobre, percebe-se , em grande parte da população, a fragilidade e o dependência econômica causada pela escassez hídrica. Mas está realidade está passando por um processo de desmistificação, pois a população está começando utilizar recursos para diminuir a suscetibilidade em relação a precipitação. As atividades estão se diversificando para práticas não agropecuárias e assim contribuindo para sair da categoria de hazard. Mas isso ainda encontra obstáculos no estado,pois não se tem como abolir as atividades agropecuárias, porque elas envolvem uma grande mão-de-obra empregada.

Medidas que visem reduzir a suscetibilidade estão sendo adotadas, pois são essenciais para a sustentabilidade das pessoas. Assim, com o aumento do aquecimento do planeta e os fenômenos naturais se tornando inconstantes, as atividades agropecuárias tendem a incorporar um novo conceito para que se tornem viáveis e lucrativas.

A consequência dessa mudança é a migração das pessoas para a Região Metropolitana de Fortaleza em busca de outras formas de obtenção de renda, gerando assim outro problema,que são a superlotação dos grandes centros.Em decorrência disso projetos já foram feitos para que as pessoas retornem ao ambiento rural, pois ainda ele é de grande importância para a economia cearense, para que haja um equilíbrio populacional. Com isso o governo do estado está implantando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com