TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre a importância da carnaúba na economia cearense

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

A carnaúba é a palmeira que habita o nordeste brasileiro, nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Em especial no estado do Ceará a carnaúba é considerada planta-símbolo, e está presente na bandeira e no brasão do Estado.

A economia da carnaúba consiste no conjunto de atividades que utilizam as folhas, o caule, o talo, a fibra, o fruto e as raízes dessa palmeira para a fabricação de inúmeros produtos artesanais e industriais, destaca-se a extração do pó da carnaúba a partir das suas folhas, enfim tudo se aproveita desta palmeira.

Do ponto de vista econômico, a cera de carnaúba é considerada uma das principais atividades extrativas do Estado. Está entre os 10 produtos mais exportado do Ceará, se tornando assim imprescindível para a economia do Estado, é o 6º produto mais exportado pelo Ceará. O período de exploração da carnaúba para a extração do pó ocorre entre os meses de julho a dezembro, quando acontece o corte da palha para a fabricação da cera.

A cera de carnaúba está presente em vários componentes e produtos industriais, tais como cosméticos, remédios, plásticos, tintas, baterias, códigos de barra, chips e eletroeletrônicos, entre outros. O mercado externo é o prioritário da carnaúba, aproximadamente 90% da sua produção são destinados ao mercado internacional, tendo como principais destinos à Europa, o Japão, a Alemanha e os Estados Unidos, sendo que estes dois últimos são os maiores compradores da cera de carnaúba cearense.

A presença dessa palmeira representa a criação de milhares de empregos diretos e indiretos, gerando renda para as populações do campo, principalmente nos períodos mais secos do ano, que compreende a estiagem, inviabilizando o sustento das famílias, por meio da agricultura, devido à ausência de chuvas.

Desse modo, o extrativismo da carnaúba oferece ocupação, emprego e renda para inúmeros trabalhadores rurais, influenciando diretamente  no desenvolvimento do Estado e da economia deste.

Referencias bibliográficas:

1- www.adece.ce.gov.br/index.php/carnauba

2- htttp://www.opovo.com.br/noticias/economia/2018/04/cera-de-carnauba-cearense-lidera-venda-para-os-estados-unidos-e-aleman.html

3- http://www.bnb.gov.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com