TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Artificial Apresenta Traços Racistas e Machistas

Por:   •  18/6/2021  •  Resenha  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

Professor: José Anibal Ferreira

Data: agosto/2020.

Tamires Cristina Menezes da Silva_162056

TI & Infraestrutura de Dados

QUESTÕES[pic 1]

1. SOBRE O CASE “Inteligência Artificial apresenta traços racistas e machistas” (5,0 pontos)

1.1 O que Big Data representa para Inteligência Artificial? (1,0 ponto)

O Big Data é a principal fonte de combustível para a Inteligência Artificial. Ele é responsável por armazenar e manipular um grande volume de dados que geramos através das experiências que vivenciamos.

São a partir desses dados, que alimentam os softwares de IA com informações, que são gerados algoritmos, as funções matemáticas/estatísticas/computacionais que vão reconhecer os padrões e  gerar os resultados, que são depois utilizados para as tomadas de decisões estratégicas.

Os dados são o coração da inteligência artificial. Sem eles, por melhor que a tecnologia tenha sido desenvolvida, ela não alcançará seu pleno potencial.

1.2 Adoção de Inteligência Artificial é benéfico para os negócios? Como? E quais outros impactos de sua adoção? (2,0 pontos)

A inteligência Artificial pode ser utilizada para gerar soluções que facilitam os processos das empresas e reduzem a carga de tarefas operacionais, logo ela é muito benéfica para os negócios e vem sendo aplicada de diversas formas e em vários segmentos. Com a capacidade da IA de captar, organizar e cruzar o grande volume de dados colhidos diariamente (Big Data), as organizações são capazes de traçar estratégias mais assertivas para os seus negócios. Dessa forma, é possível reduzir custos e retrabalhos, solucionar problemas mais rápido e aumentar a produtividade dos colaboradores, personalizar o atendimento ao consumidor e oferecer experiência inovadora aos clientes.

Contudo, mesmo diante de tantos benefícios, a Inteligência Artificial pode gerar alguns impactos que precisam ser acompanhados de perto. Por ser tratar de uma tecnologia relativamente nova, é preciso fiscalizar os trabalhos com IA. Sua implementação pode acarretar milhares de desempregos, mas abre uma porta para que novos cargos (que exigirão conhecimentos especializados e altos níveis de educação) sejam gerados. E apesar de otimizar algumas lacunas e desempenhar algumas atividades com mais agilidade e precisão, a AI não possui habilidades cognitivas para desenvolver a criatividade, logo não pode substituir os humanos em problemas que precisam de capacidade de inovação e adaptabilidade para serem solucionados.

1.3 A partir de qual momento Inteligência Artificial poderia representar algo negativo? Você acha que deve-se banir o uso de Inteligência Artificial? Caso contrário, quais as cautelas? (2,0 pontos)

A Inteligência Artificial é uma extensão da nossa cultura. Casos onde computadores apresentaram comportamentos racistas ou machistas, não se deve a uma consciência ruim das máquinas, e sim a reprodução de preconceitos e estereótipos estruturais da nossa sociedade.

Não devemos banir a IA por criar “padrões negativos” em determinados serviços, ou propagar preconceitos e estereótipos que estamos tentando nos distanciar. Temos que nos preocupar em especificar corretamente as tarefas para IA e quais os meios para atingir determinado objetivo.  Além disso, devemos nos preocupar com assuntos relacionados à nossa privacidade e a propagação de fake news.

A Inteligência Artificial está nos nossos bancos de dados, mercados financeiros, infraestrutura, redes de distribuição e sistemas de armamentos. É preciso a criação de códigos e políticas éticas para controle da criação dessas tecnologias, além da fiscalização das atividades feitas pela IA, para garantir que os riscos relacionados a ela sejam minimizados.

2. SOBRE O CASE “O MACY’S Ensaia o Retorno” (5,0 pontos)

2.1 Como o Macy’s tentou resolver seus problemas? Quais eram as dimensões de pessoal, organizacionais e tecnológicas que tiveram que ser abordadas ao se decidir por esta solução?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com