TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Empresarial - Walmart

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

CAMPUS BARRA

LOHANA DE SOUZA RODRIGUES

MATRÍCULA – 20183300957

WALMART: REDUZINDO CUSTOS POR MEIO DE ESTRATÉGICA LOGÍSTICA.

RIO DE JANEIRO – RJ

NOVEMBRO / 2018

INTRODUÇÃO

A logística empresarial tem como base e foco principal a necessidade de melhorar a qualidade da operação. Com tamanha concorrência e competitividade, é necessário encontrar formas de se destacar. A operação de logística é o que vai fazer sua empresa ser ainda mais eficiente.

É exigido que toda parte desse processo de logística estejam em sincronia e que todas as partes envolvidas saibam o que é preciso fazer. É necessário ter fluidez, controle sobre as operações, acompanhamento periódico, investir em comunicação entre equipe e clientes, entender onde você está acertando e errando, vai lhe ajudar a entender como aperfeiçoar cada etapa desse processo.

Para se ter uma boa logística, é fundamental gerenciar muito bem tudo que está envolvido direta e indiretamente, como fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes. Manter controle de estoque, materiais, serviços e informações, estratégias de venda, negociação com fornecedores, isso está tudo encadeado.

Oferta e demanda são dois conceitos diretamente ligados à logística empresarial e a outras operações correlatas, como a gestão da cadeia de produção, precificação de produtos, estoque e planejamento de compra com fornecedores. Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. A lei básica para entender os dois conceitos é que quando a demanda é maior do que a oferta, os preços tendem a subir, e vice-versa.

Saber gerir qual o melhor modelo de estoque para o seu negócio, requer planejamento e análise, especialmente para não comprometer a verba da empresa.

Saber escolher a transportadora e fornecedores, são dois fatores essenciais, pesquisar sobre custos de logística, negociar preços, prazos, ter ações estratégicas, para que ambos sejam beneficiados.

CONTEÚDO

A principal proposição de valor do Walmart, aquela que mais a diferencia de seus principais competidores, é a de ser capaz de oferecer a seus clientes um enorme sortimento de produtos, com altíssimo nível de disponibilidade, e com o menor preço do mercado. Para atingir esses objetivos, aparentemente conflitantes, a Walmart implementou uma estratégia de logística integrada, que possui as seguintes características principais:

  1. Uma política de instalações/localização baseada no princípio da saturação geográfica, ou seja, grandes lojas concentradas geograficamente, para tirar proveito de economias de escala nas compras, no marketing (propaganda) e na distribuição para as lojas.
  2. 2 - Um sistema de distribuição próprio, incluindo veículos e centros de distribuição, com uso intensivo do conceito de cross-docking, o que torna possível uma política de reposição diária de estoques, a baixo custo.
  3. Uma política de preços baixos todos os dias, reduzindo ao máximo campanhas promocionais, aumentando a estabilidade e previsibilidade da demanda, garantindo com isso a racionalização no uso de ativos.
  4.  Relacionamento de longo prazo com seus principais fornecedores, mediante contrato de alto volume e em longo prazo, e a troca intensiva de informações de demanda, garantindo dessa maneira economias de escala e maior previsibilidade para os fornecedores, com a consequente redução de seus custos operacionais.
  5. Uso intensivo de tecnologia de informação para controlar vendas e estoques, para permitir troca contínua de informações entre lojas e com fornecedores, e para orientar o gerenciamento de ativos fixos, como veículos e centros de distribuição.

Apesar de ser um conceito em evolução, restrita a empresas mais avançadas, na Walmart o SCM já vem sendo adotado há algum tempo com sucesso, obtendo excelentes resultados em termos de crescimento e rentabilidade, em boa parte pela alavancagem que tem conseguido com sua estrutura diferenciada de relacionamento na cadeia de suprimentos.

O SCM é a integração  dos  processos  de  negócios  desde  o  usuário  final  até   os  fornecedores  é considerada  uma  estratégia  bastante  eficaz,  já  que  gerencia  desde  estoques,  armazenagem  e  transporte,  até  a  fabricação,  compras  e  processamento  de  pedidos  aumentando  a  eficiência  da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com