TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Mercado

Por:   •  1/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

A grande diferença entre as duas formas é a possibilidade de extrapolação dos dados, na primeira, os resultados podem ser estimados para toda a população, na segunda, o resultado fica restrito para a análise da amostra.

Por exemplo, se por meio de uma pesquisa probabilística com 400 entrevistas descobrirmos que 80% da amostra utiliza internet dentro de uma população de 80.000 pessoas, podemos por estimações estatísticas entender quantas pessoas na população toda também utilizam.

No caso de uma pesquisa não probabilística com o mesmo tamanho de amostra, somente poderíamos analisar a amostra entrevistada. Contudo, mesmo que formalmente não possa ser feita essa extrapolação. Certamente se tem algumas pistas do como a população se comporta.

As amostras não probabilísticas se separam em três tipos:

por conveniência: quando os entrevistados são escolhidos a esmo, sem critério algum, somente tendo como referência a facilidade de coleta. Esse tipo de coleta fica bastante a cargo do entrevistador.

por julgamento: quando existe algum critério de escolha como um consumidor saindo do shopping ou um tipo específico de profissional, mas ainda o papel do entrevistador é bastante forte nesse tipo de amostragem.

por quotas: quando há critérios de escolha e uma proporcionalidade a ser seguida, por exemplo, de sexo ou de tipos de empresas. É a união dos dois tipos anteriores de amostragem.

Um detalhe importante para as amostras probabilísticas se refere à aleatoriedade. Muitas pessoas confundem a questão, achando que escolhendo qualquer pessoa para ser entrevistada estão escolhendo aleatoriamente, quando, na verdade, para pesquisas de mercado, para que amostra seja aleatória de fato é necessário que a escolha siga um controle de aleatoriedade, ou seja, um sorteio no qual o resultado não tenha envolvimento humano. Caso o entrevistador esteja escolhendo, estamos sob influência da sua preferência, por exemplo, ele pode saber lidar melhor com jovens e assim acabar escolhendo, mesmo sem perceber, mais jovens para sua amostra, por isso a importância de um critério que projete a pesquisa desse viés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com