TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Mercado

Por:   •  8/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

ETEC ARAÇATUBA CENTRO PAULA SOUZA

CAMILI GASPARINI

GUILHERME OLIVEIRA

MELISSA LOPES

MATHEUS BARCELOS

PESQUISA DE MERCADO DESENVOLVIDA PARA O CLIENTE UNIMED


PESQUISA DE MERCADO

  1. Tema empresa e objetivo da empresa;
  2. Delimitação do problema;
  3. Objetivos específicos / Objetivos Geral;
  4. Desenvolvimento do plano de pesquisa / Introdução;
  5. Amostragem (50);

UNIMED

 CUIDAR DE VOCÊ, ESSE É O PLANO

(2 -) Delimitação do Problema.

  • Preço muito alto?
  • Demorar no atendimento?
  • Atendimento não qualificado?
  • Má localização?
  • Poucos Médicos Cooperados?
  • Profissionais não qualificados?
  • Cobertura sobre: consulta/Exames, Exames de alta complexidade, Cirurgia, Internação?
  • À falta de estacionamento?

(3- ) Objetivos Específicos.

  • Identificar os principais Fatores pelo qual os beneficiários finalizar a compra do plano de Saúde.
  • Identificar o Público alvo.
  • Entender o posicionamento da empresa sobre a mídia.
  • Identificar ações sustentáveis e sociais.

OBJETIVO GERAL

  • Entender o posicionamento da Empresa.
  • Atingir uma população interessada em adquirir um plano de saúde.

INTRODUÇÃO

Vivemo-nos uma era de informação, elemento fundamental para o sucesso empresarial e a adaptação ao mercado, não só no sentido de obter e acumular as informações, mas no de saber interpretá-las e utilizá-las de maneira adequada e criativa”. (SAMARA; BARROS, 2007.)
Difundida para entender o público alvo, utilizada para entender e atender o consumidor, é a partir dessa nossa experiência junto ao negócio que trabalhamos, é que observamos as ações do consumidor no ponto de venda.Com a utilização da ferramenta do Google Forms, entrou se em um consenso em elaborar uma pesquisa de mercado Qualitativo-Quantitativa, com o objetivo levantar dados para elaboramos um plano estratégico de seis meses corridos, janeiro de 2020 até junho do mesmo.

RESUMO

Com o resultado apresentado pela pesquisa elaborada na ferramenta Google Forms, enviamos através da plataforma de comunicação “WhatsApp” para a população, no intuito de levantar dados para entender nosso publico e futuramente desenvolver um planejamento estratégico. Pesquisamos o microambiente e o macroambiente da empresa, devolvemos os 4 “P”, analise Swot “FOFA” e com isso elaboramos um planejamento estratégico com a finalidade de atingir uma população interessada em adquirir um plano de saúde.


HISTORIA

No final da década de 1960, a medicina assistencial no Brasil atravessava um momento de grande efervescência pela perplexidade que as transformações estruturais da Previdência Social traziam – houve a unificação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) no Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência Social (INPS), que mais tarde viria a se transformar no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), extinto em 1990 para dar lugar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da queda no padrão de atendimento, as mudanças levaram ao surgimento de seguradoras de saúde, à mercantilização da medicina e à proletarização do profissional médico, que ficava impedido de exercer com liberdade e dignidade sua atividade liberal.

Um grupo de médicos filiados ao Sindicato dos Médicos de Santos (SP), insatisfeito com esta situação, buscou um modelo que resgatasse a ética e o papel social da medicina, garantindo a prática liberal da profissão e a qualidade do atendimento. Edmundo Castilho e mais 22 médicos fundaram, então, em 18 de dezembro, a União dos Médicos - Unimed, na cidade de Santos (SP), com base nos princípios do cooperativismo. A primeira diretoria foi formada por José Luiz Camargo Barbosa, Mario Billerbeck, Gino Sarti, Edmond Atick e Helio Gomes. Em março de 1974, foi realizada a primeira Convenção Nacional Unimed, em Santos (SP). Ocorreram mais duas edições no mesmo ano, em Campinas e Joinville, nos meses de julho e outubro, respectivamente.

[pic 2]
Primeira Sede da Unimed Santos

Em 1974 Na época, já eram mais de 50 cooperativas médicas em todo o País. 28 de novembro de 1975 o rápido sucesso da Unimed Santos estimulou o surgimento de diversas cooperativas médicas. Edmundo Castilho e sua equipe organizaram uma agenda de visitas às cidades interessadas em constituir suas próprias unidades. Realizaram palestras, forneceram orientações e mobilizaram profissionais e associações médicas em torno da iniciativa.

As pioneiras enfrentaram algumas adversidades por conta da pressão das empresas de medicina de grupo, da inexperiência na operação de um sistema inovador, bem como da falta de apoio governamental e de credibilidade de empresários e usuários. Transpostas essas dificuldades, o potencial do cooperativismo médico ganhou força e fez com que outras Unimeds fossem criadas e implantadas por todo o País.

Em 28 de novembro de 1975, foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas - Unimed do Brasil, que zela pela marca Unimed, a sustentabilidade e a integração do Sistema, representando institucionalmente as cooperativas em contato com as entidades do setor e o poder público.

[pic 3]

Inauguração da primeira Sede da Unimed do Brasil, em 1975.


Após fundar e presidir a primeira cooperativa do Sistema, a Unimed Santos, Edmundo Castilho foi eleito o primeiro presidente da Confederação, permanecendo no cargo até 2001.

[pic 4]

Edmundo Castilho

Pela primeira vez, a Unimed foi a marca mais lembrada pelo consumidor na categoria Plano de Saúde do Prêmio Top of Mind, entregue pela Folha de S.Paulo. Ao todo, foram 24 prêmios, sendo o mais recente em 2016.

[pic 5]

Colaboradores da Unimed do Brasil recebem o prêmio em 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (287.5 Kb)   docx (118.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com