TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Mercado

Por:   •  6/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

Resolução N1 – Case: Empresa Alfa

No dinâmico cenário do mercado de cosméticos, a evolução na percepção e abordagem dos consumidores em relação à compra de produtos tem sido notável. A empresa Alfa, com mais de duas décadas de atuação no mercado nacional, observa atentamente as transformações nos hábitos de consumo, impulsionadas pelo crescimento das economias globais, mudanças nos estilos de vida e a crescente demanda por produtos de beleza inovadores.

Atualmente, os consumidores não se limitam a buscar produtos que atendam às suas necessidades específicas, mas também procuram informações detalhadas sobre efeitos, custos e benefícios antes de tomar decisões de compra. Uma tendência destacada é a consulta a blogs de beleza e influenciadores digitais, onde são compartilhadas experiências e resenhas sobre produtos. Diante desse cenário, a Alfa reconhece a necessidade de aprofundar a compreensão do comportamento do cliente para aprimorar a experiência de compra, seja em lojas físicas ou online.

A abordagem baseada na pesquisa de mercado para entender o comportamento dos clientes da Alfa envolve etapas cruciais. Inicialmente, é necessário definir claramente os objetivos da pesquisa, que incluem compreender por que os clientes consultam blogs de beleza, identificar fatores influentes na decisão de compra e descobrir maneiras de melhorar a experiência do cliente.

A seleção de metodologias de pesquisa apropriadas é essencial, abrangendo pesquisas online, entrevistas, análise de dados existentes, feedback de clientes e observação de comportamentos online, principalmente com influencer da área, oferecendo descontos através de cupons por exemplo. A segmentação dos clientes com base em características relevantes, como preferências de produtos e canais de compra, contribui para resultados mais generalizáveis.

O desenvolvimento de questionários estruturados visa coletar informações específicas sobre o comportamento dos clientes, fatores influentes e sugestões de melhoria. A amostragem representativa garante a representatividade da base de clientes da Alfa, enquanto a coleta e análise de dados são realizadas de maneira consistente, incluindo análises estatísticas para identificar padrões e tendências.

A análise competitiva, focada no comportamento dos clientes em relação a produtos concorrentes, permite compreender o que atrai consumidores para produtos similares e identificar áreas de melhoria em comparação com a concorrência. O estabelecimento de um mecanismo contínuo de feedback possibilita monitorar mudanças no comportamento do cliente ao longo do tempo.

A implementação de melhorias, baseada nos insights obtidos, abrange não apenas o site da empresa, mas também estratégias de marketing e canais de distribuição. A avaliação regular dos resultados da pesquisa é fundamental, permitindo ajustes contínuos para garantir a eficácia das estratégias adotadas pela Alfa, alinhando-as às necessidades e expectativas do seu público-alvo.

Referências bibliográficas:

NIQUE, W; LADEIRA, W. Como fazer pesquisa de marketing . 2. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017.

SEBRAE. Como elaborar uma pesquisa de mercado . Belo Horizonte: Sebrae, 2013. Disponível em <http://wp.ufpel.edu.br/mlaura/files/2014/04/Como-elaborar-uma-pesquisa-de-mercado.pdf> . Acesso em: 10Nov. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com