TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Mercado

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

Pesquisa de Mercado

Unidade 1

Sistema de Informação de Marketing (SIM) e a pesquisa de marketing

O domínio da informação gera novas formas de produtos,  negócios, alianças  e parcerias. São as informações que permitirão diagnosticar, analisar, planejar, implementar, avaliar e controlar todos os setores da empresa.   o uso da informação e sua transformação  em conhecimento é, cada vez mais, uma fonte de poder. O setor de marketing tem, claramente, um papel importante a desempenhar na empresa, mantendo-a atualizada em relação às mudanças do ambiente em geral, bem como do ambiente competitivo.

Segundo Kotler (2000) um SIM é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, de maneira precisa e oportuna, para os que tomam decisões de marketing.

Segundo Kotler (2000) as empresas precisam de informações a respeito de:

• ambiente de marketing;

• concorrência;

• necessidades dos clientes.

Baseada nessas informações, a definição de um negócio deve respeitar, então, três dimensões básicas: os consumidores a serem atendidos, suas necessidades e a tecnologia necessária para satisfazê-las.

Banco de dados internos – Registros internos

as diversas áreas que compõem uma grande empresa produzem uma enorme quantidade de informações; portanto, é difícil mantê-lo atualizado e, por isso, o SIM deve coletar, organizar, processar e estocar esse imenso volume de informações de forma que os gerentes possam encontrá-las de maneira fácil e rápida.

Análise das informações – Sistema de suporte à decisão de marketing

Sistema de suporte à decisão de marketing trata-se de um conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de suporte por meio do qual uma empresa coleta e interpreta informações relevantes provenientes dos negócios e do ambiente e as transforma em uma base para a ação de marketing . Cada vez mais as organizações utilizam-se de softwares (programas específicos) para auxiliar seu gerente de marketing no processo de tomada de decisão.

Inteligência de marketing

Trata-se de um conjunto de procedimentos e fontes utilizado por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing, tais como situação dos principais concorrentes, seus projetos de novos produtos, novas tecnologias em desenvolvimento, reações e tendências positivas e negativas de mercado etc. A empresa pode, ainda, observar o comportamento dos concorrentes comprando e analisando os seus produtos, monitorando as suas vendas e verificando as novas patentes. Uma forma muito usada pela inteligência competitiva é o benchmarking, ou seja, desmontar um produto rival, componente por componente, a fim de imitar ou aprimorar suas características.

Pesquisa de marketing

Refere-se à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação espcífica de marketing enfrentada por uma empresa (KOTLER, 2000). Ela é a ferramenta do administrador de marketing para que ele reaja à demanda do mercado, antecipando e respondendo às suas necessidades.

 Pesquisa de mercado restringe o seu foco ao mercado da empresa ou de um produto . Pesquisa de marketing  compreende a pesquisa de todo tipo de dado que diz respeito à atividade de marketing da empresa, como: levantamentos de mercado, previsão da demanda e de vendas, pesquisa da imagem da empresa e de seus produtos etc.

As pesquisas de mercado estuda os problemas relativos aos planos de produção, de publicidade, de propaganda, de preço e distribuição, com vistas a incrementar as vendas e aumentar os lucros de uma empresa.  Um valor exclusivo do objetivo de controle é que ele possibilita aos estrategistas a mais rápida identifcação dos problemas quando eles efetivamente surgem. Além disso, a pesquisa direcionada ao controle ajuda a empresa a avaliar suas forças e fraquezas em todos os tipos de atividade de marketing. A solução de problemas: Quando uma empresa enfrenta uma questão difícil no planejamento ou na execução do seu marketing, ela recorre muitas vezes às informações de pesquisa para que possa lidar com aquela questão específica.   As empresas podem realizar pesquisas  de mercado por duas razões: (1) para identificar e (2) para resolver problemas de marketing.

Pesquisa de Mercado - Despesa ou investimento?

Informações que  os gerentes gostariam de ter. Benefícios -----Custos Informações que os gerentes realmente precisam.

Pesquisa é sempre um investimento.

Valor da informação

Ao conduzir uma pesquisa, o administrador de marketing identifica necessidades e desejos de seu público-alvo, conhece cenários, mapeia pontos de atenção e começa a desenhar a estrutura de uma estratégia ou ação específica.

Pesquisa de mercado - Quando não fazer:

Falta de recursos.

Resultados da pesquisa inúteis.

Tempo errado da entrada no mercado.

Decisão já tomada.

Gerentes não concordam sobre o que precisam saber para tomar uma decisão.

Informações para a tomada de decisões já existem.

Os custos para a realização da pesquisa superam os benefícios.

Finalidades:

• descrever os mercados como estes são;

• descrever as mudanças que ocorrem no mercado;

• indicar oportunidades ou nichos de mercado, através de estudos específicos, apontando: necessidades do consumidor que não estejam sendo supridas pelos produtos e/ou serviços e marcas disponíveis no mercado, ou ainda, novas tendências nos hábitos e atitudes do consumidor;

• detectar a imagem que um produto, serviço ou empresa tem junto ao seu público-alvo;

Questões ética na pesquisa de mercado

Identificação como pesquisador.

Influência do cliente.

Divulgação ou omissão de informações.

Identificação e privacidade de respondentes.

Venda de informações.

Uso de pesquisa em política.

Uso da pesquisa para vendas.

Pesquisa de Mercado Questões ética na pesquisa de mercado

Identificação como pesquisador.

Influência do cliente.

Divulgação ou omissão de informações.

Identificação e privacidade de respondentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com