TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUROS

Dissertações: JUROS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 5

Qual a diferença entre taxa nominal e efetiva?

E por que elas estão sempre associadas a juros simples e compostos se não são exatamente ligadas? Pode ter uma taxa efetiva para juros simples? Ou uma taxa nominal para juros compostos?

Taxa de Juro: Corresponde à remuneração de um determinado valor/capital aplicado por um prazo determinado.

Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).

As taxas de juro são divididas em dois tipos:

Juros Simples: Quando a remuneração do valor aplicado é diretamente proporcional ao seu valor e ao tempo de aplicação. Por exemplo: uma aplicação de 1.000,00 pelo prazo de 3 anos e à taxa de 12% ao ano, resulta em um juros de 360,00 (juros = 1.000,00 * 3 * 12/100).

Juros Compostos: Quando o juro gerado pela aplicação será incorporado à mesma, passando a participar do cálculo do juros do período seguinte. Diz-se então que os juros são capitalizados, pois não só o valor inicial rende juros, como também os juros devidos são calculados sobre os juros formados anteriormente. Os juros compostos são mais utilizados pelo mercado financeiro, pois refletem melhor a realidade. A maioria das operações financeiras (empréstimos pessoais, compras à prazo, etc.) utiliza juros compostos e valores iguais nas prestações (a "famosa" Tabela Price). Esta forma é mais difícil de calcularmos os juros, uma vez que os cálculos utilizam exponenciação, e nós, seres humanos, temos mais dificuldades para calcularmos mentalmente este tipo de operação. Por isso muitas vezes não sabemos por exemplo, quanto é o juro cobrado numa operação deste tipo:

Valor à vista=1.000,00 podendo pagar em 3 vezes de 350,00, sendo a primeira paga no ato. Suponhamos que a poupança esteja remunerando mensalmente à uma taxa de 1,5%. O que será melhor, pagar à vista, ou deixar o dinheiro aplicado e ir retirando as prestações ? Utilize os nossos cálculos, e verificará que neste caso é melhor pagar à vista.

Taxas Equivalentes: Duas taxas são equivalentes se, considerados o mesmo prazo e o mesmo valor, é indiferente aplicar uma ou outra taxa. Por exemplo, uma taxa de juros de 0,5 % ao mês é equivalente a 6,1678% ao ano.

Taxa Efetiva e Nominal: Uma taxa de juro é considerada nominal quando o prazo de incorporação de juros não coincide com aquele que a taxa se refere. É comum no dia-a-dia apresentar a taxa nominal, porém para o cálculo dos juros é utilizada a taxa efetiva. Por exemplo, uma taxa de juros nominal de 6 % ao ano, corresponde a uma taxa efetiva de 0,5 % ao mês (= 6/12). Se calcularmos a taxa efetiva anual teremos 6,1678% ao ano (taxa ano = [(1 + 0,5/100) ^ 12 -1] * 100).

Taxa básica de juros: A taxa básica de juros corresponde à menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como taxa de referência para todos os contratos. É também a taxa a que um banco empresta a outros bancos.

No Brasil, a taxa de juros básica é a taxa SELIC, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, e corresponde à taxa de juros vigente no mercado interbancário, ou seja, é a taxa aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia (overnight) - operações estas lastreadas por títulos públicos federais. A taxa básica de juros, estabelecida pelo governo, através do Banco Central, para remunerar os títulos da dívida pública, é um importante instrumento de política monetária e fiscal. Em 20 de julho de 2011 a taxa básica de juros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com